quarta-feira, 7 de maio de 2014

Por falar em pescoços...




     Minha amiga é louca por pescoços... de frango, claro. Nunca entendi bem seu encantamento com aquele apêndice galináceo com que se distrai por vários minutos, concentrada, chupando furinhos e encontrando carninhas onde ninguém imaginaria encontrá-las. Pode ser assado, refogado, aferventado, basta ser um pescoço e ela o ataca, hipnotizada.

     Outro dia, almoçando aqui em casa, ela me disse:
     - Ando preocupada com o pescoço.
     Sabendo de sua paixão e considerando que já está com "certa idade", tasquei rapidamente:
     - Pode quebrar o dente?
     - Ahn???
   - Ficar mordendo os ossinhos do pescoço para procurar as carninhas, como você gosta, poderia quebrar seu dente?
     - Não estou falando de comida, menina, ando preocupada porque meu pescoço está caindo, está flácido. Já fui a um cirurgião plástico mas ele me disse que só poderá puxar a pele se eu fizer um lifting, e eu tenho medo de mudar minha fisionomia. Queria que ele puxasse para trás e grampeasse a pele... eu usaria cabelos compridos e tudo estaria resolvido.

     Caí na risada. Eu, imaginando-a à vontade, chupando um pescocinho de frango, acebolado, cheiroso e apetitoso, completamente descomposta, e ela pensando na estética do seu próprio e, realmente, enrugado pescoço.

     Falamos sobre cirurgias plásticas, sobre os pescoços de Modigliani e  Picasso, passamos para as mulatas de Di, digressionamos sobre o culto à beleza, a submissão das mulheres à imposição da moda, a injustiça de se envelhecer, e a tarde findou com a convicção, por parte dela, de que precisava voltar ao cirurgião plástico. Ela, e eu também, desejamos o pescoço de Afrodite... aquele, do famoso quadro O Nascimento de Vênus, de Botticelli: longo e liso.
     Após sua partida fui me observar ao espelho. Terá meu pescoço, um dia, despertado a atenção de algum Homero, Hesíodo ou Platão? Por que meu quadro predileto, entre todos que já vi, é o Nascimento de Vênus?



2 comentários:

rosabertoldi@gmail.com disse...

ADOREI!!!!!!!!!!!!!! Parabéns Rosa Leda você anda com a corda toda. Acho que vou fazer uma visitinha ao cirurgião plástico, pois depois de implantar as lentes (quem mandou querer ver além do permitido) descobri que não só o pescoço, mas a testa estão brutalmente enrugadas!

rosabertoldi@gmail.com disse...

Quer saber? Acho que os pintores e os homens também tem fixaçao em pescoços. Botticelli, Picasso, Modigliani e muitos outros mais davam ênfase demais neles. Freud explicaria isso?