sábado, 13 de novembro de 2010

COMER, REZAR, AMAR....


Não sei se nessa ordem. É o nome de um filme que vi dia desses. Tão bonito! A temporada italiana da personagem é algo inesquecível. Fico pensando como eu me definiria. Como vocês me definiriam? A primeira palavra que me veio à mente foi aluada. Sim, meio desligada. Algumas vezes fico olhando para algo até descobrir o porque daquilo. Encaro flores, olho fixamente para a grama verde pensando será que tem agrotóxico? Ou então, a minha não é tão verdinha! Fico procurando frutos diferentes e quase caio de boca no chão por conta dessas bobagens. Encaro o céu e penso nos meus amigos distantes ou nos mais próximos me perguntando onde foram parar as cafeterias de Bauru. Alguém entendeu o recado? Saudades da Ju e de suas tiradas hilárias e de suas histórias sobre Parati ou sobre o Joãozinho, o príncipe. Relembro com prazer as boas risadas sobre o gato de louça cor de rosa e a cachaça do sarau na casa dele. Falando em bebida lembrei-me dos proseccos italianos e do filme de novo. Era Roma no verão. Comentei com minha filha que a cidade nessa época do ano é cor de rosa. Falamos dos jardins em Tivoli e do castelo da Lucrécia, a Borgia, mesmo... Daí fomos à Napóles, que ela não conhece e descrevi a gruta azul, da ilha de Capri, recomendando o passeio. Acredito que logo, logo ela deverá estar de malas prontas para uma esticada européia, de novo. Misturamos o filme com nossas idéias e com os propósitos da personagem, vivida por Julia Roberts, encantadora no papel. Ao ver o casamento indiano lembrei-me da recente viagem de uma amiga que foi à Índia, justamente para um casamento... que não aconteceu!

Ou melhor, aconteceu só que depois. O mar azul de Bali, o guru. Saibam que eu também tenho um guru. Acho que isso é coisa de geração, John Lennon tinha um. E essas coisas a gente não perde. Como o guru do filme, o meu também prevê coisas... É terrivel!!!!!! Na maioria das vezes acontece tão exatamente que chega a dar medo. Melhor não saber. No caso do filme acabou tudo bem, na vida real a coisa é mais complicada, embora quando alguém diz que algo vai acontecer e descreve isso, inconscientemente você fica preparada. Nem sempre ocorre na velocidade descrita, mas quando você percebe está acontecendo. É irritante...tranquilizante... quase como a frase: eu não falei????

Um comentário:

Rosa Leda disse...

Você não tem nada de aluada,é sensível, generosa e observadora, só isso. Cafeterias??? Ah, a última boa, que havia por aqui, sumiu. Lendo seu comentário senti até vontade de ver o filme (não curti muito o livro) Bjs