segunda-feira, 1 de novembro de 2010


A maioria dos já passados dos 50 anos, tivemos nosso tempo de indignação, de guerrilheiros... mas lutávamos pela liberdade, lutávamos contra o DOPS, contra uma ditadura.
Outros, na mesma época, queriam a troca de uma ditadura de direita por uma de esquerda. Queriam apenas trocar as fardas.
À época li Henfil na China e de tudo o que lá estava escrito o que mais me impressionou foi o mini diálogo entre Henfil e seu guia chinês que ficara apaixonado por sua jaqueta, não lembro se fora comprada nos Estados Unidos mas, enfim, o chinês apaixonou-se pela jaqueta do Henfil e este, generosamente, quis presenteá-lo com a peça. O chinês não aceitou. Henfil perguntou:
- Mas você não gostaria de ter uma peça como esta? Parece que gostou tanto!
A resposta... ah, essa resposta marcou boa parte da minha história, foi:
- Gostaria muito se todos de meu país tivessem uma também.
Isso era fraternidade, isso era a coisa mais cristã que já havia lido: pensar no outro antes de mim!
Com o passar do tempo mudaram os chineses ou mudei eu, pensei subindo a ladeira de Matacavalos.

Nenhum comentário: