sábado, 11 de fevereiro de 2012

Inacreditável



Deparei-me de repente com o nome de Takashi Murakami. Sabe quem é? Então, eu também não sabia. Descobri que o tal japonês está influenciando um montão de gente com suas carinhas horrorosas e fez uma escultura que se encontra nos jardins de Versailles.
Murakami foi contratado por Marc Jacobs para redesenhar o famoso monograma da empresa Louis Vuitton. LV tem aparecido na própria obra do artista. Para alguns críticos as pinturas LV vão se tornar importantes confirmando o efeito cascata que a crítica desempenha no mercado.
A língua franca do povo ligado às artes mostra sua cara na declaração de uma de suas assistentes. Respondendo uma pergunta de Sarah Thornton, phd em sociologia da cultura, se havia criatividade em um trabalho como aquele, a moça disse: “absolutamente nenhuma.”
O pintor, escultor, desenhista, designer, ou o nome que ele se dê tem um atelier nos Estados Unidos e outro no Japão. Nada parecido com os da Renascença ou mesmo de Pollock, tão próximo do nosso tempo. Parece mais um centro cirúrgico onde os assistentes de pintura ficam de roupa branca e luvas e manuseiam desenhos de Murakami, enquanto ele observa se estão colorindo de forma adequada seus 400 cogumelos/flores...
É nada é mais importante que arte!

Nenhum comentário: