sábado, 15 de maio de 2010

Jezebel...

Recebi via email um discurso de Izabel Allende. Adorei! Pensei: como ela, desculpe a falta de modéstia, gosto de falar de mulheres fortes.
A similaridade acaba aí, afinal é uma escritora muito famosa. Falei de Joana, a papisa e de outras que tem se destacado por esse mundo afora. Mas, o nome Izabel fez-me pensar na música do Lulu Santos, Deusa da Ilusão, se não me falha a memória.
Jezabel, princesa de Babel
De Babilônia e Xanadú
Meu Sangrilá és tu
Tesouro do Eldorado
Sou teu guerreiro de Esparta
Teu guardião...
Isso sempre me intrigou, pois a Jezebel que eu conhecia tinha sido rainha de Israel. Babilônia? Torre de Babel? Credo, o homem bebeu! Pesquisando descobri que realmente Jezabel foi à filha de um rei fenício. Uma aliança entre Israel e Fenícia resultou no casamento dela com Acab. Sua história está relatada no Antigo Testamento como uma rainha má. E nem era a madrasta da Gata Borralheira!!!
Dizem os historiadores que combateu o deus de Israel e praticava uma antiga seita nascida na região do Eufrates. Os versos de Lulu santos começam a fazer sentido. Semiramis, a mulher dos “jardins suspensos da Babilônia” estava casada com Ninrod. Esse rei, além de fundar a cidade tentou construir uma grande torre, Babel, para adoração de seus deuses, conta a Bíblia. Deus castigou os homens fazendo com que se desentendessem espalhando-os pelo mundo. Verdade? Não sei. Historicamente, Semiramis foi sacerdotiza de uma religião, cujo culto acabou sendo introduzido no reino de Israel por Jezebel. Os seguidores dessa seita adoravam Baal. Tanto a Bíblia quanto a Torá referem-se a ela como oponente do profeta Elias.
Tornou-se conhecida por sua maldade e tem seu nome associado à mulher sedutora e sem escrúpulos, com estilo, a julgar pelo sinete que uma pesquisadora holandesa identificou como pertencente à Jezebel/Jezabel.
Feito de opala tem inscrições com caracteres correspondentes ao ano de 850 a.C. quando viveram Acab e sua mulher. Trata-se de um objeto raro e um dos primeiros relacionados a uma personagem citada pela Bíblia. Maldosa ou não, era influente, pois o sinete servia para ratificar documentos, significando que ela podia despachar por conta própria em seu palácio. Morreu executada. Defenestrada... jogada de uma janela, foi devorada por cães, conforme profecia do profeta Elias.

Nenhum comentário: