domingo, 27 de novembro de 2011

O filme do livro

"Big, absorbing, smart, fantastically readable . . . brilliant on the details of the last couple of decades of British cultural and political life"
Nick Hornby 

One day de David Nicholls foi um livro que comprei no aeroporto. De Dallas para ser absolutamente específica. Sempre compro livros em viagens, nunca carrego os meus porque tenho a certeza de que sempre encontrarei alguma coisa que quero e ainda não foi lançada por aqui nos corredores da vida. Encontrei One day,  paperback de 448 páginas com uma frase gentil de recomendação de Nick Hornby. Não tive dúvida, comprei. E li no avião, na alfângeda e na piscina da casa do Rogério pelas próximas semanas. Não vou mentir e dizer que amei, mas a menos que deteste um livro, sempre leio até o final. E embora não tenha morrido de amores pela história de Dex e Em, que se conhecem na noite de sua formatura na faculdade e acabam na mesma cama para decidirem que a partir daquele momento serão melhores amigos de infância e somente, fui até o final para ter certeza de que o autor tomaria o caminho indicado.
A narrativa, embora não chegue aos pés de Hornby, apresenta a "novidade" de ser contada em cartas,  enviadas pelas personagens uma vez por ano, sempre no mesmo dia e mês. E assim, o leitor acompanha a amizade da dupla se desenvolver. 
Assim que fechei o livro, tive certeza de que ele seria transformado em filme, só não esperava que fosse com Anne Hathaway e a beldade absoluta Jim Sturgess (de Across the universe).
Resumindo, embora não tenha morrido de amores pelo livro, vi o filme, me apaixonei pelo Dex malandro de Sturgess e chorei até ficar inchada com a saída (que eu já considerei fácil no livro - mas vamos combinar, homens de hoje em dia sempre saem pelo caminho mais simples, mas não vou discutir isso...) de Nicholls.
Embora a trilha deixe (muito) a desejar, o filme Um dia tem charme e a dupla Hathaway/Stugges esbanja charme, sensualidade e fofura e vale ser visto.
Com caixinha de lenço na bolsa, mulherada!




Nenhum comentário: