sábado, 12 de novembro de 2011

O mau olhado de Nefertiti

Olho gordo, a convicção de que a inveja de alguém demonstrada ou não pelo olhar pode ocasionar contratempo na vida do outro, propiciou as culturas antigas criar amuletos contra o mau olhado. Associado a ideia do secar com os olhos, o olho gordo representa a maneira de impedir a nutrição continuada da prosperidade de alguém. O mau olhado costuma secar as pessoas. Na tradição bíblica, esse olhar estava associado à cobiça. Na Mesopotâmia existia uma crença em homens escorpiões cuja visão bastava para causar a morte. Hoje os invejosos são chamados de vampiros por sugarem a energia alheia. Verdade? Não sei. Mas, quando pedi a São João um pescoço igual ao da Nefertiti e o milagre aconteceu, não imaginei estar cometendo crime de lesa majestade, embora eu tenha exibido o meu por aí com orgulho e vaidade! A rainha ofendida despejou sua ira sobre mim. Ao molhar minhas plantas caí por duas vezes machucando o joelho. Logo depois o sistema de irrigação de casa quebrou e a assistência técnica demorou dois meses para aparecer. A reforma de uma pérgula está parada desde então. Meu carro enguiçou e o do meu irmão foi roubado. Eu e meu filho acumulamos vinte pontos na carteira de motorista. O telefone está mudo, a internet e o computador não funcionam. Viajei a São Paulo para assistir palestras de um escritor famoso e o coitado não embarcou na ponte aérea por falta de teto. Isso nunca aconteceu. Culpa sua, diziam.
Tenho uma verruga de estimação, antiga, pois ela inflamou e vou precisar retirá-la. O jardineiro mudou plantas de posição, elas morreram assim como um coqueiro que não saiu do lugar. Não tenho inspiração, nem empregada, cansada não dou conta dos compromissos agendados e ainda por cima o Diguê não para de pegar no meu pé, por causa do joelho e dos textos, embora acredite que as abdominais tenham por objetivo acabar com o meu pescoço! Estou com mau olhado, só pode ser, comentei. Ele falou-me da existência de um olho azul, amuleto conhecido como nazar para proteger as pessoas. Azul? Vejo uma freqüentadora da academia, portando uma corrente com um pingente verde e vermelho com uns rabiscos e um olho... A mulher se vangloria de ter o corpo fechado. É amiga do homem, pensei, pois nele também nada grudava. Vai ver ele usava nazar e eu preconceituosamente achando que era seboso por falta de banho. O talismã com aparência de palma da mão com um olho no meio chama-se hamsá. Os desenhos, de acordo com a dona do objeto, são orações hebraicas para fortalecer seu potencial. Ele é usado por praticantes do judaísmo como amuleto contra mau olhado. Preciso de um, não dos dois, urgentemente, além do perdão da rainha pelo pecado da cobiça, para voltar a ter vida normal. Nefertiti, o pescoço ficou ótimo, mas o seu continua sendo muito mais bonito!

Nenhum comentário: