terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre dentes...

Eu gostaria de estar falando de flores, dente de leão, por exemplo. Mas, vou escrever sobre dente, esse mesmo...usado para morder. Aquele que tem de ser escovado e bem tratado. Os meus foram fortificados com cannabis sativa, pois meus colegas de faculdade garantiam não fazer mal nenhum. Acredito ser verdade, pois gozo de uma saúde de ferro, mesmo vivendo a base de integrais, florais, hormônios e sonhos.
Faltou falar do vinho, pois de acordo com meu psicólogo predileto, Jair Marangoni, Rosa Bertoldi é dionisíaca. Não disse bacante, poderia haver dupla interpretação. Dionisíaca, por favor!
Vamos voltar ao assunto. O que é um dente? Descobri a seguinte definição: órgão duro guarnecendo as maxilas do homem e de animais. Pensei logo em dente de elefante. É de marfim, um tesouro. Os nossos são também, e revestidos de esmalte na coroa. O assalto aos cemitérios vai começar, pois a preciosidade não se desfaz, ou vira pó, hein doutor Flávio Monteiro?
Lembrei-me de armado até os dentes, falar entre dentes, dente de coelho, esse eu sei, dá sorte. Ninguém percebeu, mas no dia da minha cirurgia eu coloquei um, junto com a mão de Deus, amuleto judaico, que carrego no pescoço. Seguro morreu de velho, dizem.
Ah, ia me esquecendo da famosa frase dente por dente. Dia desses, postei um texto no blog setegrausdeseparacao, comentando a lei de Talião. Vou fazer o comercial: trata-se de um grupo composto de sete pessoas, três jornalistas, uma produtora, um auditor, um economista, e eu. Todos vivendo na cidade de São Paulo ou no interior e não nos conhecemos. Como o jovem auditor trabalha em uma multinacional vive com a mala nas costas, deveria dizer pelo mundo afora? Mas, relembrando: essa lei consiste na rigorosa reciprocidade do crime e do castigo. Se uma pessoa arrancasse o dente de outra, a pena seria a mesma. Daí o dente por dente. Socorro, eu não sei aplicar anestesia. Quer dizer os dois responsáveis pela extração do meu vão ter os seus arrancados sem o conforto do anestésico. Paciência. Da próxima, vão pensar bem antes do crime.
Falando sério. Comecei há algum tempo um tratamento estético com uma dentista jovem, bonita, elegante e principalmente eficiente. A idéia era uma reforma geral. Como uma coisa leva a outra, acabei por decidir fazer implante de dois dentes com o doutor Flávio Monteiro Amado. É ai que entra a brincadeira com a lei de Talião. Hoje em dia a perda de um dente não significa mais ficar banguela. Existe o implante. Trata-se de uma estrutura feita de metal, aderida ao osso, funcionando como a raiz do dente. Após esse pino estar assentado, processo chamado de ossointegração acontece à segunda fase: colocação da prótese sobre essa base, ou seja, um novo dente. Branquinho e bonito, ninguém percebe que é falso. Deverei chamá-lo de kitsch? Vou perguntar ao doutor.
Explicarei o uso do termo, afinal ele não é do ramo. Uma pena, pois daria um bom escultor. Seria outro Rodin? É bom avisar que, hoje as mulheres não são como Camille Claudel, tornaram-se feministas. Melhor ser dentista. Pode ser sádico do mesmo jeito arrancando dentes, furando-os, tratando canais e os pacientes agradecem e ainda pagam para sofrer. Digo a favor dele, não houve dor, nem inchaço ou qualquer outro incomodo relacionado ao processo. Mas, afinal, o dente é kitsch ou não?
Kitsch é um termo contemporâneo. Para Marx seu significado era “falsa consciência”. Daí a relação da palavra com o falso. O conceito ganhou nova dimensão, infiltrando-se nas manifestações artísticas e estéticas para satisfazer o gosto da sociedade de consumo, apoiado pela indústria cultural e pelos meios de comunicação de massa. Hoje a associação é feita com o cult, que chic, hein? Meu dente não é kitsch... é cult!

Um comentário:

Camilla Tebet disse...

Saudade de ler vc Rosa. Meu dente tbém não é kitsch não, nem cult.. Estou fazendo um desse tal de implante, ai na USP de Bauru.. e demora tanto, que nossa senhora, dente é tesouro mesmo. Melhor trata-lo bem, nada de abrir garrafa com o dente, que a coisa quebra e ai o trabalhão é de doer.
Bjos