domingo, 30 de março de 2014

Premium: o olho biônico

O que é cristalino? Se consultado o dicionário responderá: transparente, límpido. Trata-se de um adjetivo relativo ao cristal. Pode ser som puro. Porém para a anatomia é a lente biconvexa elástica situada no globo ocular atrás da íris e na frente do corpo vítreo. Uau! Simplificando, trata-se da lente transparente atrás da pupila que coloca luz em foco na retina. Resumindo mais ainda: a gente enxerga pelo cristalino. Toda a conversa mole introduz o leitor no meu dilema shakespeariano: fazer ou não fazer a cirurgia, eis a questão. Uso óculos desde os 17 anos e vinte anos atrás me submeti a uma cirurgia para zerar a miopia. De acordo com o médico eu estava trocando seis por meia dúzia. Ou seja: deixava de usar lentes para ver de longe para me adaptar aos óculos para enxergar de perto. Isso deu um ar de intelectual ao meu visual e fiquei satisfeita. Agora estou de novo com dois exemplares: um para perto e outro para longe. Hoje existe uma lente conhecida como premium corrigindo o grau para longe e perto, em um único procedimento (cirúrgico, claro) no próprio consultório.
Bem, não é assim tão simples, porém resolve mesmo o problema. Trata-se de uma cirurgia de extração do cristalino e implante de lentes fazendo o papel natural do olho como os óculos, com um conforto e desempenho maior. Será? Qualquer pessoa portadora de deficiência visual pode tentar a cirurgia tomando alguns cuidados e repousando alguns dias. Ela é personalizada e trata, além do grau, de imperfeições da córnea, tais como: astigmatismo, miopia, hipermetropia através de lentes acomodativas, as quais simulam o movimento normal do foco do cristalino, pois o implante intra-ocular está sendo considerado o maior avanço da Oftalmologia nos últimos anos. Assim seja!           

Nenhum comentário: