domingo, 23 de março de 2014

Socorro... são as mudanças climáticas

Os entendidos afirmam: está tudo bem. Será?
Enquanto os alarmistas dizem que dentro de alguns anos não vai haver água suficiente para todos, as calotas polares estão se dissolvendo devido ao aquecimento. Se isso acontecer, o nível do mar vai subir e muitas cidades desaparecerão. Terrorista, dirão. Mas, como não ser, vendo os noticiários das televisões e a quantidade de catástrofes naturais, como são chamados os tufões, os tornados e as chuvas torrenciais ou secas alarmantes pelo mundo afora, sem falar no frio e calor intensos... No meu tempo a coisa funcionava assim: os raios solares penetravam na atmosfera atingindo a Terra. Ela devolvia parte da quentura recebida. Atualmente, o calor fica retido por gases provocando o efeito estufa. Estão vendo só, mais um problema: o tal do efeito estufa, considerado como o problema ecológico mais grave a ser enfrentado pelo planeta. Ninguém pode provar que tal aquecimento seja provocado pelas atividade
s humanas. Mas, ele está aumentando... Calma, está tudo bem. O tal efeito é benéfico, dizem os relatórios fabricados pelas Nações Unidas. Pânico? Não há razão para isso, afinal o carbono fornece alimento para plantas, portanto com a população crescendo, eu aconselho os leitores a fincar os pés no acelerador dos carros para aumentar as colheitas. Ah, deixem dessa bobagem de abastecer carro com combustível alternativo para poluir menos, tudo bobagem. Vou colocar a venda uma bela camionete Eco Sport flex quase zero, alguém se interessa?
Será que existem pessoas crédulas, o suficiente para acreditar nesse pessoal? Qual o interesse deles em divulgar essas notícias tão atravessadas e fora da realidade?
Paralelamente, quem não acredita nessas declarações procura educar as crianças pensando na proteção do planeta azulzinho. Ele é ele só, não conheço outro igual no sistema solar. Existe também um alerta sobre a emissão do chumbo. Presente na gasolina responde por 60% das emissões geradas pelos veículos. Por isso é desaconselhável consumir alimentos plantados próximos às estradas, numa distância de 100 metros de ambos os lados. Mas, não se preocupem com isso, está tudo bem! Os novos combustíveis estão zerados desse elemento químico. Quem falou? O noticiário da televisão.

Enquanto os americanos tentam convencer a humanidade que os ecologistas são radicais e estão errados, os europeus buscam harmonizar as diferentes legislações sobre o meio ambiente. Na França até a gendarmeria nacional criou uma seção dedicada ao verde. Produziram um manual, aplicam multas contra os delitos referentes à natureza. A ação preventiva é necessária, ninguém me convence do contrário, basta constatar a quantidade de catástrofes naturais, nem tão naturais assim, pois provocadas pelas intervenções humanas no planeta. É hora de dar um basta à imprudência dos seres humanos ou vai sobrar pouca gente para contar a história.

3 comentários:

Rosa Leda disse...


Sabe que há duas correntes de meteorologistas? Um grupo afirma que o mundo está esquentando e outro que está esfriando...que as catástrofes estão aí para qualquer um ver, não há como negar. Sorte sua, que não tem netos pois o tempo geológico é tão diferente do histórico que não há chance de nossos filhos sofrerem por essas mudanças.
Belo texto.Bjs

Camilla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla disse...

Rosa, eu penso exatamente como vc. Morro de medo. Acho que a coisa está muito mais feia do que se anuncia. Aí de manha, eu saio pra passear com o cachorro e todos os dias, as faxineiras dos predios em volta estão com a mangueira aberta, vazando a lot of water, enquanto falam no celular. Outro dia abordei uma e disse: vc não vê que tá disperdiçando água? ela respondeu: tem muita água nesse mundo. Tive vontade de matar