terça-feira, 9 de dezembro de 2008

De jardim, horta e comida...

Victor Hugo e Alexandre Dumas foram famosos lidando com panelas. Os franceses consideram todo entendedor de arte um gourmet e todo gourmet um bom cozinheiro. Pretensiosa, acredito entender de arte em geral e de quebra ser uma mulher que sabe cozinhar. Algumas vezes acontecem gafes. Certa vez, um casal foi convidado pelo meu marido para um jantar. Pensei: vou servir codornas com uvas feitas ao vinho. Minha filha comentou se não seria conveniente acrescentar uma massa. E se forem vegetarianos? Não são, afirmei. Eles haviam nos convidado para um churrasco. Por via das dúvidas acrescentei rondelli ao cardápio. Escolhi um vinho adequado e aguardei. Como bons brasileiros chegaram atrasados, preferiram cerveja e comeram somente a massa, pode?
Outras vezes sou um sucesso. Recentemente, fui passar um final de semana na fazenda de uma amiga e cheguei lá numa tarde gelada de sábado. Muito prática ela comentou: vamos fazer uma festa do queijo e do vinho. Meu marido retrucou: com esse frio? Eu acho melhor uma sopa. Ela respondeu: Não sei lavar nem um garfo quanto mais cozinhar. Ele disse: a Rosa sabe fazer uma sopa de abóbora. Zé Teixeira, administrador e emprego de confiança da fazenda, que estava por perto mastigando a ponta de seu cigarro de palha, com seu olhar matreiro dando uma risada, ele comenta: abóbora, sei não. Pensei cá com meus botões, veremos. Ele lambeu os beiços. Outro dia servi vatapá a um pequeno grupo. Um dos participantes, muito exagerado comparou nossa reunião a Festa de Babette. Um elogio é claro. O filme de Gabriel Axel conta à história de uma mulher que, ao receber uma herança, oferece um banquete dos deuses para alguns conhecidos, regado a Clos de Vougeot, um vinho francês antológico. Não entendo muito de vinhos. Por essa razão dei para buscar informações sobre espumantes tais como prosecco e lambrusco. Os entendidos afirmam serem eles leves e apropriados para o nosso calor. Mas, vamos da adega à cozinha.
Diversas espécies de plantas se prestam ao uso culinário e medicinal. Cebola e alho ajudam a aumentar a resistência ao câncer. Pessoas que ingerem alimentos ricos em antioxidantes são menos propensas a doenças do coração. Grãos de soja, semente de linhaça, erva-doce possuem níveis substanciais de fitoestrógenos. Mulheres pós-menopausa podem se beneficiar do efeito estrogênico fornecido por eles. Flores de sabugueiro são boas para dar banho em criança com sarampo, mas também podem ser empanadas. Os brotos da abobreira dão a tradicional sopa de cambuquira. No meu quintal planto flores, se elas não emplacam, semeio abóbora, tomate, pimenta, berinjela, maxixe, misturando tudo com pitangueira, girassol, primavera, dama da noite, pé de jasmin etc. Tenho até um mini pomar, onde reina uma jabuticabeira, presente de um amigo. E como todo jardim florentino tem um pé de laranja lima, o meu não fica atrás. Local usado à noite para descansar sentindo o perfume de frutas e flores e filosofar... Filosofar sobre o prazer do fazer. A satisfação no ato de criar uma obra de arte, um jardim ou uma horta está muito mais na busca do que na conquista, pois a ênfase está no processo e não no resultado. Os tomates são mirrados e todas as sementes de berinjelas resultaram em apenas dois exemplares, em compensação os mini girassóis enfeitaram o meu Natal. Entretanto, o divertido é fazer sem esperar recompensa, embora no meu caso ela tenha vindo em forma de flores e frutos.