terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Plutão

Caronte e Plutão dois personagens da mitologia grega ressuscitaram nas discussões dos astrônomos. O primeiro era o condutor de um barco cujo trajeto pelo rio Styx ia dar no submundo do senhor dos infernos. A parceria continua. Caronte é o satélite do planeta Plutão. Para ser exata do ex-planeta rebaixado à condição de anão. Plutão é o regente de Escorpião, signo do presidente da república.
Uma rápida pesquisa histórica e sou conhecedora de alguns segredos da astrologia. Ela se desenvolveu na Mesopotâmia, terra da escrita coneiforme, aquela dos caracteres em forma de cunha. Com uma região composta de grandes planícies, a observação do céu era fácil, por isso a Astronomia e sua extensão, a astrologia tornou-se a principal ciência desse povo. Nesse ramo, o conhecimento dos sacerdotes era notável. Entretanto, a matemática, a medicina e o direito também não ficavam atrás, imaginem o Código de Hamurabi e sua máxima olho por olho e dente por dente. Bons tempos! De seus templos, umas torres altas, que serviam também como celeiro de alimentos e observatório astronômico, a classe sacerdotal exercia seu poder. Nessa época, a ciência não existia como hoje, e a religião absorvia a função de ampliar a sabedoria dos povos. Essas torres ou zigurates possuíam sete andares, a soma dos cinco planetas vistos a olho nu mais o sol e a lua, os luminares. Em cada andar predominava a cor correspondente ao corpo celeste, por exemplo: Saturno/negro, Marte/vermelho, Mercúrio/azul etc. Como atualmente conhecemos oito e alguns anões, não avançamos tanto assim... Mas, voltando à astrologia, o mapa astral mais antigo é de Sargão I datado de 2.350 AC. Terá o astrólogo dito a verdade a ele? Foi desbancado pouco depois.
A exclusão de Plutão não deve alterar seu simbolismo em mapas astrológicos, pois sua influência é para a vida toda, quer ele seja planeta ou não. Será esse novo anão companheiro daqueles anões do Congresso? Não sei. Só sei que o presidente tem Plutão na casa 5. De acordo com os entendidos existe uma grande probabilidade dele sofrer um grande terremoto nas suas contas bancárias. Não vai sobrar nada e ainda pode ter uma doença crônica agravada. Credo, tudo isso por causa do tal Plutão, uma simples bola de gelo em forma de asteróide? Pensando bem... pode ser... Não é uma previsão, eu não entendo nada disso, só fiz uma consulta.
Porém, o senhor Lulla da Silva não precisa se preocupar, afinal um ex-planetinha só não faz verão... ou faz? Olha aí a operação Xeque-Mate, sem falar na Navalha, no Renan, no compadre e no Vavá, quem diria... faz tráfico de influência, afirmam os jornais. Mas, o Senado, a Câmara dos Deputados e as nossas frouxas leis não permitirão que eles sejam atingidos pela fúria de Caronte e Plutão, essa dupla implacável. Uma pena, quem dera o Código de Hamurabi ainda estivesse em vigor!

Ilustração de Wanda Cardim

Este texto é parte de Com Textos, meu livro de crônicas que está a venda nos endereços abaixo:

em Bauru:
Ju Machado – Escritório de Arte – Rua Saint Martin 17-7. Tel: (14) 3223-1294
em São Paulo:
MERCEARIA SÃO PEDRO - Rua Rodésia nº 34, Vila Madalena. Tel: (11) 3815-7200
LIVRARIA DO ESPAÇO UNIBANCO - Rua Augusta nº 1475. Tel: (11) 3141.2610

ou pelo email rosabertoldi@gmail.com