segunda-feira, 29 de março de 2010

VAMPIROS EMOCIONAIS


Fui vampirizada e demorei muito para reconhecer. A família alertou, outros amigos acusavam o vampiro e eu nada, jurava que aquela era uma pessoa triste, que precisava de mim. Só agora, com a fartura de informações provocadas pelo sucesso de Crepúsculo, a discussão tem sido mais aberta. Livrei-me da infeliz sem muitas perdas, há tempos. Em todo caso, gostei do que tenho lido e acabei resumindo abaixo, de repente alguém poderá precisar...

Há quem seja “vampirizado” e nem se dê conta, o meu caso. Muita gente, infelizmente, se dispõe a viver relacionamentos em que não há troca de afeto, um exige tudo mas não dá nada em troca.
Isso acontece porque o sentimento de insegurança, baixa autoestima, não merecimento, confusão afetiva e culpa faz com que a pessoa não acredite que ela pode viver a plenitude, que pode realizar os seus sonhos. Ela passa a aceitar menos, vai se habituando a viver o desamor, a se jogar para baixo, a não se valorizar. Aceita relacionamentos desequilibrados e doloridos por acreditar que o problema é ela, que a chantagem emocional e afetiva que recebe é merecida.
A dificuldade é assumir o próprio valor, a própria luz e beleza e mostrá-los ao mundo, diz Eduardo Shinyashiki, diretor da Sociedade Cre Ser Treinamentos e autor de “Viva Como Você Quer Viver” (Editora Gente).

Minimizar o impacto que as pessoas causam em nossa vida também costuma funcionar para nos livrarmos dos vampiros. No caso de amizade, vale a pena considerar se ela deve ser mantida, caso só traga prejuízos pessoais e emocionais. Manter pensamentos positivos, ter cuidado com nossos padrões cognitivos, nosso modo típico de pensar, ajuda bastante, afinal o que sentimos é fruto do que pensamos. Precisamos pensar de modo sadio, positivo, a fim de que possamos ter sentimentos também positivos que geram energia e vigor. Os pensamentos negativos, de mágoa, raiva e desgosto, fazem com que utilizemos nossa energia vital, física e emocional de forma desgastante e o resultado, a longo prazo, poderá ser uma depressão.

Ao lidar com pessoas cruéis, más e invejosas, devemos ter muita tranqüilidade e confiança em nossa própria pessoa. Não podemos nos aborrecer ou sofrer com os fuxicos e as maldades dos outros. Ignorá-los é o aconselhável.

Dificilmente alguém se reconhece vampirizado e menos ainda como vampiro emocional. Perguntas importantes devem ser feitas:
- Por que me sinto tão bem ao lado de fulano?
- Será que absorvo a energia positiva dele?
- E quanto à minha, como está?
- Por que preciso da energia do outro, de sua intensidade, de seu bem-estar, de sua capacidade de levantar e seguir em frente?
- Se me sinto incapaz, qual o motivo?

Investir no autoconhecimento é uma ótima forma para melhorar esta atitude de sugar e parasitar a vida alheia. Conhecendo-se melhor e tirando um pouco o foco do outro levamos o foco para nós mesmos e só então apresentamos crescimento e amadurecimento emocionais.

(Muitas destas informações estão em blogs sob o título Vampiros da Vida Real)

11 comentários:

Janaina Fainer disse...

a-do-rei a informação
a dúvida é: alho resolve?

Rosa Leda disse...

Querida Janaina, alho só tem um problema: é tão aromático que até transpiramos alho... exceto por isso pode usar sem moderação. Bjs

Anônimo disse...

chora não por ter sido vampirizado(a)!eu sofri coisa bem pior:ets me instalaram chips na perna esquerda e os microraio desta parafernalia estão subindo para meu cérebro para que eu esja mais outra vitima de experiencia alienigena!

Anônimo disse...

chora não por ter sido vampirizado(a)!eu sofri coisa bem pior:ets me instalaram chips na perna esquerda e os microraio desta parafernalia estão subindo para meu cérebro para que eu esja mais outra vitima de experiencia alienigena!

Unknown disse...

Olá, adorei a matéria, e queria dizer algo mais... Eu queria ser uma vampira, ou algo parecido, eu não queria SER UMA PESSOA normal. Eu queria ser uma coisa diferente...
BJs

Anônimo disse...

olá!queria saber qual é asensação de ser mordido por voce?

Anônimo disse...

Aff... ¬¬

Estefhany Lopes disse...

Olá... Eu gostaria de saber se todos os vampiros tem medo da luz do sol... Será que eles só aparecem a noite??

Anônimo disse...

eu ARIANE CAROLINE DISSE......
Tudo q escreveram ai e uma idiotice besta e sem sentido.eu fico sempre batutando na minha cabeca sobre tudo. sobre "vampiro".
nao q eu queira desvalorizar ou desmoralizar alguem aqui. e q eu ultimamente nao penso em outra coisa senao em "vampiros", e se de fato eles existem mesmo....
ultimamente fico tao fisurada em assistir filmes, ler livros,e ate ficar so no google procurando indicios ou augumas provas de q eles existam meesmo.eu so presiso saber,nem q seja a menor q seja uma prova de q existem do jeito q vemo e ouvimos falar(filmes,livros e etc....)mas fico sempre com esse aperto de sempre pra saber, e mesmo q seja quase imposivel ver.....
a minha pergunta e a seginte:
sera q eu to ficando louca????
obs:nao to falando de atores de filme,como esse ai na foto...nao tem nada a ver......
espero uma resposta convicente.

Anônimo disse...

Vejo que todos vocês gostão disto mas eu gosto muito mais.............

Anônimo disse...

O escritor do blog, procurou através de palavras falar sobre um estado emocional muito dificilem que ele teve experiencia, e então, pessoas de "miolo mole",porassimdizer, transformaramtudonuma idiotice sem tamanho...
Por favor...um pouco de seriedade...
Vampirização é apenas um estado emocional...não existe um ser das trevas que se alimenta de sangue...só no cinema...Respeitar é bom!