segunda-feira, 6 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA?

QUE a moderna historiografia afirma que o início do processo de independência de nosso país foi a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte?

QUE o regente Dom João VI abriu os portos do país, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil?

QUE o país tornou-se, em 1815, Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves?

QUE em 1818, Dom João VI foi coroado rei de Portugal, três anos depois voltou para Portugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do país?

QUE D. Pedro, o então príncipe regente, recebeu uma carta da Corte de Lisboa exigindo sua volta para Portugal pois queriam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impediria essa façanha?

QUE D. Pedro não concordando com a atitude de Portugal assim que recebeu a carta disse: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico"? que isso aconteceu em 9/01/1922?

QUE depois do dia do Fico D. Pedro começou a tomar providências para que a Independência de fato acontecesse e convocou a Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino, determinou que nenhuma Lei de Portugal seria colocada em vigor no Brasil e que o povo também lutava por Independência em vários pontos do país?

QUE após várias medidas, D. Pedro viajou para Minas e São Paulo, acalmando a sociedade, preocupada com os novos acontecimentos que poderiam causar alguma instabilidade social?

QUE durante essa viagem, recebeu nova carta que anulava a Assembléia e exigia a volta imediata do príncipe e que ao receber essas notícias D. Pedro estava indo para são Paulo, encontrando-se próximo às margens do riacho do Ipiranga?

QUE após ler as notícias, no dia 7 de setembro de 1822 ele levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”?

QUE em dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado Imperador do Brasil livre e que Portugal, para reconhecer o Brasil como país independente e não mais como sua ex-colônia, exigiu um pagamento de 2 milhões de libras?

QUE como o Brasil não tinha este dinheiro, D. Pedro pediu um empréstimo para a Inglaterra?

QUE os primeiros países a reconhecerem nossa independência foram os Estados Unidos e o México?

QUE apesar de tanta luta e movimentação, a Independência do Brasil não trouxe grandes mudanças sociais e que o povo continuou pobre e muitos nem sequer entenderam o que significava estar livre de Portugal?

QUE, enfim, a libertação foi somente no papel?

Nenhum comentário: