segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vocês já leram alguma coisa sobre a solidão feminina?

Andei reparando que elas são muito menos solitárias do que os homens. Dificilmente uma mulher fica dormindo, à toa, andando sem saber o que fazer. Os homens ficam. Os que gostam de ler ficam menos ociosos mas jamais um homem tira uma tarde de sábado para organizar armários, separar roupas fora de moda e outras coisinhas que nós, mulheres, adoramos fazer. Geralmente tenho medo de generalizar mas se houver um ou outro que faça isso acabará desaparecendo na massa, enquanto que as mulheres curtem esses momentos.

Por causa disso, estudos recentes têm mostrado que as mulheres são menos solitárias. Não que não vivam sozinhas, não que de vez em quando não baixe uma deprê básica, é que, em geral, mulheres sentem-se mais úteis e têm menos medo de procurar pessoas para conversar ou mesmo só para ficar perto, sem conversar.

Na Universidade Ted, universidade para a singularidade, na Suécia, realizaram uma experiência interessante : dois bebês foram colocados numa sala vazia, vestindo cores “culturalmente invertidas”, as meninas de azul e os meninos de rosa. Pediu-se para um grupo de pessoas de diversas idades, desconhecidas, entrarem, um por um, na sala, e interagirem com os bebês.
Segundo os resultados divulgados, as pessoas falavam com carinho, voz suave e tinham muito mais contato físico com o bebê vestido de rosa.

Quando pegavam no bebê vestido de azul, tinham uma atitude mais “ativa”, falavam mais “grosso” e, o que é mais importante, tinham menos contato físico.
Vários cartões postais dos anos 50 confirmam o que concluiu o estudo sueco. A “menina” vestida de rosa é carregada nos braços, enquanto que as mães brincam com os “meninos” no berço, sem contato físico. Coincidência?

Isso é uma “tendência”, especialmente masculina. Os homens têm mais medo de criar os seus filhos-homens com muita “manha”, muito “dengo”, ao contrário das meninas que são mais abraçadas e acarinhadas, sempre.

Será essa a razão de existirem tantos homens complicados e que não sabem lidar com seus sentimentos, expressar suas emoções?

3 comentários:

José Carlos Brandão disse...

Interessante crônica, Rosa Leda.
Dá o que pensar.
... E se tem falado tanto, e mal, dos homens. Coitados. Mas será? Viver é complicado. O que é uma das belezas da vida.
Um abraço amigo.

Janaina Fainer disse...

É p se pensar mesmo, Rosa
texto bem bacana
bjs e boa semana

Clarissa disse...

... e, consequentemente, tantas mulheres sozinhas? que encontram cada vez menos companheiros para dividir, inclusive, um silêncio...