sábado, 16 de abril de 2011

Lembra-te

No final do mês de abril, católicos e judeus estarão comemorando a Páscoa, cujo início se dá no domingo de ramos e termina no domingo seguinte: a páscoa. Pessach, no ano de 2011 será celebrada entre os dias 18 e 27 de abril. Pouco antes de morrer, Moisés exortou seu povo a não esquecer o passado. "Lembra-te dos dias de outrora, considera os anos de geração a geração; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos mais velhos, e eles te dirão." (Deuteronômio, 32,7)
Lembra-te! A Páscoa judaica recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narração do Êxodo. De acordo com a Toráh e a Bíblia, também, foram enviadas 10 pragas sobre o povo egípcio. Antes da décima, Moisés foi instruído a pedir que cada família de judeus sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com esse sangue. Nessa noite comeram o cordeiro acompanhado do pão ázimo e de ervas amargas. Na madrugada um anjo feriu de morte todos os primogênitos do Egito, inclusive o filho do faraó. O rei para terminar com a ira de D'us libertou o povo de Israel. É importante notar que Pessach significa a passagem do anjo da morte e não a travessia dos hebreus pelo mar Vermelho ou outra passagem qualquer. Pessach é a festa central do judaísmo e serve de conexão entre o povo e sua história. Portanto: "a cada geração todo ser humano deve se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito, pois está escrito: você contará aos seus filhos, neste dia, D'us fez estes milagres por mim, quando eu saí do Egito."

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou me lembrar eternamente disso! Faz parte da minha história, da história dos meus avós, do velho Giuseppe nascido na região de Trieste. Ah, quem me derá saber mais!