terça-feira, 19 de abril de 2011

Um pai fala ao seu filho...

Tu me perguntas meu filho, porque é diferente esta noite de todas as noites. Porque todas as noites chametz e matzá, e esta noite somente matzá. Porque todas as noites comemos verduras diversas, e esta noite somente maror.
Porque molhamos os alimentos duas vezes.
Porque comemos reclinados
Eu te agradeço meu filho. Agradeço-te por perguntares. Porque se me perguntas não posso esquecer, se indagas não posso ficar calado. Por tua voz inocente, meu filho, fala a nossa consciência. Tua voz me conduz à verdade.
Porque esta noite é diferente de todas as noites meu filho?
Porque nesta noite lembramos. Lembramos os que foram escravos no Egito, aqueles sobre cujo dorso estalava o látego do Faraó.
Lembramos a fome, o cansaço, o suor, o sangue, as lágrimas.
Lembramos o desamparo dos oriundos diante da arrogância dos poderosos.
Lembramos com alívio: é o passado. Lembramos com tristeza: é o presente.
Ainda existem Faraós. Ainda existem escravos. Os Faraós modernos já não constroem pirâmides, mas sim estruturas de poder. Os Faraós modernos já não usam apenas o látego, submetem corações e mentes mediante técnicas sofisticadas. Seus escravos se contam aos milhões, neste mundo em que vivemos... Não sejas como o ingênuo, que ignora os dramas de seu mundo. Não sejas como o perverso, que os conhece, mas nada faz para mudar a situação.
Pergunta, meu filho tudo o que queres saber - a dúvida é o caminho para o conhecimento. Mas, quando te tornares sábio, procura usar a tua sabedoria em beneficio dos outros. Reparte-a, como hoje repartimos a nossa matzá. Segue o conselho de nossos sábios, e lembra a saída do Egito, não só na noite de Pessach, mas todos os dias de tua vida.
Moacyr Scliar

Um comentário:

Anônimo disse...

LINDO!!!!!!!!! Lindo texto do Moacyr Scliar.
Rosa Bertoldi