sábado, 11 de junho de 2011

Kinkan

Há bastante tempo plantei um pé de laranja kinkan. A muda não crescia e estava sempre com as folhas enrugadas ou amareladas. De repente começou a crescer um pouco e apareceram as primeiras laranjinhas.
Recentemente reclamei com o Mauro, assessor do paisagista que cuida do jardim. Ele alertou-me para o fato de só entender de flores, mas ia pensar no caso. Ao mesmo tempo, eu fiz uma rápida pesquisa na internet e descobri que a minha muda está em pleno sol. Deve ser isso, pois a planta requer meia sombra. Descobri também que ela é uma planta muito requisitada na ornamentação de jardins e precisa de solo fértil. Não tive dúvidas e coloquei adubo nela. Os jardineiros fizeram o mesmo com a "fortunella margarita," nome científico da fruta cítrica originária da Ásia. Imagine que eu pensava utilizar para compotas e percebi que ela é usada na culinária globalizada misturada a lombos de porco e patos! Se um dia eu tiver um exemplar da tal laranjinha de ouro faço confit de pato e molho de kinkan, o que vocês acham?
Mas, quero contar o que aconteceu na semana santa. Meu filho voltou do quintal e perguntou: você tem um pé de limão? Eu respondi não, mas tenho uma laranja kinkan explicando tamanho e cor da fruta. Ao chegar ao lado da muda levei um susto: estava cheia de umas bolotas parecidas com limão, talvez sidra, pela textura da casca e
verde, verde, verde... Levei um susto e pensei: será o 10/10/10 da grama? As folhas continuavam amarelas. Mistério. Afinal além de colocar um pouco de adubo líquido na raiz, cuja função é alimentar a planta e do jardineiro ter podado e colocado adubo na grama, nada de diferente foi feito. O que aconteceu com a kinkan, eu quero saber,
afinal é a fruta da felicidade e ela não pode ir embora levando a minha. Vou ilustrar com imagens tiradas da internet, porque a minha está um horror, coitada!

6 comentários:

Rosa Leda disse...

kkkkkkkkkkkkkk !
Que mistério é esse? Vou perguntar para meu compadre Paulo que é agrônomo e exportador de frutas. Se ele souber colocarei vocês em contato. A primeira opinião, diz que talvez sua kinkan fosse enxertada em cavalo de limão e, tendo ela falecido (sniff, sniff), o limãos assumiu seu lugar. Quanto a levar sua felicidade... duvido!Bjssssssssss

Janaina disse...

Ola, menina, quase comprei uma caixinha no mercado pq era tao bonitinha... mas nao sei o q fazer com essas laranjinhas e acho q so comer nao deve ser legal.
bjs

janaina

Joaquim Alves de Oliveira Filho disse...

UMA DELÍCIA, PODE SER CULTIVADA EM VASO E MUITO ORNAMENTAL… Onde encontrar a muda de LARANJA KIKAN: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449702157-muda-de-laranja-kikan-ja-produtiva-apenas-3450-frete-_JM Melhor que a Laranja Kikan ou qualquer outro citro é o LIMÃO CORAÇÃO BAHIA... HUMMMM SABOROSO E DOCE. Onde encontrar??? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-444034737-limo-coraco-bahiadoce-01-fruta-in-natura-apenas-r190-_JM

Anônimo disse...

Ola, as mudas citricas sao vendidas enxertadas, o que pode ter acontecido foi que voce deixou crescer um galho da parte de baixo do enxerto -o cavalo.
que geralmente é de limao cravo ou pocirus trifoliata.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho um pé de laranja kinkan no sitio do meu pai que plantei da semente e germinou com menos de um mês, isso já tem três anos e está com galhos e folhas saudáveis, porém nunca deu frutos.Queria saber o motivo.