sábado, 8 de outubro de 2011

A fria Finlândia e os abraços quentes do Baptista.

Estou apaixonada pelo Baptista e pela Finlândia. Ele está feliz e parece ter dez anos a menos. Estou me divertindo bastante. Odeio frio, mas Baptista me aquece como nenhum outro homem jamais conseguiu, ele aquece minha alma, além do meu corpo ao me emprestar sua camiseta de lã. Especial, ele é muito especial, esse é o motivo pelo qual aceitei viajar para uma terra coberta de gelo, em vez do paraíso terrestre, a ilha de Capri ou para o calor do Mediterrâneo.
A Finlândia fica no fim do mundo e tem como capital Helsinque. Seus habitantes falam uma língua estranha pertencente ao ramo fino úgrico ligado ao estoniano. Se eu entendo alguma coisa? Nada, Baptista vai me explicando tudo. A segunda língua é o sueco, também não compreendo uma palavra, porém fico derretida igual sorvete no calor, quando o Baptista gentilmente acaricia meu joelho, e fala baixinho no meu ouvido a piadinha de algum brincalhão sobre ele viver me agradando em público, algo pouco comum nessas terras geladas!
Conheci Espoo, Kauniainem e Vantoo, além da capital, é claro. Agora ele quer atravessar o país de norte a sul ou de sul a norte, não sei. São 18 horas de viagem e 1 445 km com várias paradas pelo caminho, assim espero! O país tem um ótimo nível de renda e desde 1970, ano do início da construção de um estado, dito de bem estar social, até 1990, quando passou por uma forte recessão ao reformular seu sistema econômico através de privatizações e cortes de impostos foi consolidando uma economia globalizada e liberal tornando-se especialista em produtos químicos e eletrônicos. Foi um dos primeiros a adotar a moeda européia, o euro. Por conta desse avanço técnico ganhei um Nokia de última geração do Baptista, só preciso aprender a manusear. Posso contar um segredo? O celular é rosa choque e veio embrulhado em uma calcinha da Victoria`s Secret!!! Afinal estamos em lua de mel, mesmo assim fiquei vermelha de vergonha. Assanhado ou descarado? Ele garante que a culpa é minha. Tenho mania de dormir usando somente algumas gotas de 24 Foubourg, da Hermes. Disse que a escala será em Paris para eu poder comprar perfume. Vou aproveitar para adquirir muitos, muitos pijamas, fechados como de uma freira, ele me paga!
A Finlândia foi um país agrário até 1960 e hoje produz alta tecnologia devido a um sistema educacional excelente. As crianças ficam na escola dos 7 aos 16 anos, depois podem optar por trabalhar, continuar os estudos na Escola de Comércio, que orienta-os para diferentes profissões ou vão para o abitur, onde são preparados para o vestibular e ensino superior. São vinte universidades e trinta institutos politécnicos, onde mais de 30% dos estudantes estão na área de ciências. A educação finlandesa está classificada como a melhor do mundo! De acordo com evidências arqueológicas a Finlândia era habitada desde a pré-história quando o gelo retrocedia. Aliás, ele continua encolhendo sete km por ano. Desse jeito o país vai acabar no Polo Norte e nós dois também! Vou ver o sol da meia noite em poucos dias, pois no ponto mais setentrional ele não se põe durante 73 dias no verão e não aparece durante 51 no inverno. Este frio de matar tem uma duração de 180 dias, só mesmo o Baptista para me trazer para um lugar desses, pois a temperatura não passa de 10 graus no verão. Socorro, eu vou virar estátua de gelo como Eurídice e o meu Orfeu vai ficar como? Baptista quer me mostrar tudo, e tem razão, a fauna e a flora são fantásticas, pertencendo a três ecossistemas ao mesmo tempo! Não preciso dizer que a terra aqui é um produto de luxo, algumas colinas e montes baixos e água, água, água. São aproximadamente 190 mil lagos e 180 mil ilhas. O prato principal é peixe, preciso falar? Deve compensar financeiramente tomar Ômega 3 ao natural.
O povo é educado e a gente respira cultura. Piano é instrumento popular, convivendo com uma infinidade de bandas sinfônicas, além de techno e trance, a música dos jovens. Em 2007, a soprano Tanja Turunen, ex-vocalista do Nightursh foi considerada a voz da Finlândia. Uma pena não poder continuar jogando conversa fora, mas o Baptista está me chamando, quer a camiseta de volta...

2 comentários:

Rosa Bertoldi disse...

Alo, alo Rosa Leda:
Não fui para Tatooine o país gelado de Luke, mas topei conhecer outra geladeira, a Finlândia. obrigada por me apresentar ao Baptista. Saudades. Pena não poder estar no lançamento do livro. Bjs gelados da Rosa Baptista

Rosa Leda disse...

Escrevi um texto mais longo para você. Postei hoje. Felicidade!