sábado, 10 de dezembro de 2011

Tróia

Todo mundo pensando em Natal, Ano Novo e Festa de Reis e eu aqui lendo um livro sobre a guerra de Tróia e imaginado como devia ser um fardo para Helena ser quem era. Ela não se tornara famosa somente por sua beleza, mas também por ser filha de Zeus e não de Tíndaro, rei de Esparta, a quem chamava de pai.
A história de seu nascimento era bem conhecida. Helena era filha de Leda com Zeus disfarçado de cisne. Teve quadrigêmeos: Helena e Pólux com o deus do Olimpo. Clitemnestra e Cástor são os filhos do marido! A lenda conta que Helena além de ser a mais bela mulher do mundo, também era meiga, delicada e modesta. Seu primeiro amor foi Teseu, rei de Atenas. Ele estava com 50 anos quando viu a garota de 11 anos e enlouqueceu. Raptou-a e fez dela sua prisioneira por muitos anos. Resgatada pelos irmãos foi dada em casamento a Menelau, que acabou por suceder seu pai no trono de Esparta. Apaixonada por Páris aproveitou a ausência do marido para fugir com o amado para Tróia provocando uma guerra sangrenta há mais de três mil anos. A história foi relatada por Homero, mas ninguém acreditou nele, somente quando os escombros da cidade foram encontrados a lenda passou a ser verdadeira. Se ela era filha de Leda e Zeus ninguém sabe, mas parte dos fatos pode ser verdadeira. Pomo da discórdia, cavalo de Tróia ou presente de grego são expressões relacionadas ao caso. A luta aconteceu entre gregos e troianos. Tróia era um estado muito rico localizado no continente asiático e Paris, filho do rei. Conhecida como uma cidade fortaleza ele nunca acreditou que a história não acabasse bem para eles. Porém, Menelau ofendido e magoado, convocou todos os heróis e líderes gregos e juntos Aquiles, Ájax, Ulisses, Agamênon, Nestor, dentre outros guerrearam até quase a morte para derrotar Tróia. O autor do texto conta com elegância as intrigas dos deuses e suas interferências no destino dos homens. Do lado troiano estavam Heitor e Enéias. Afrodite protegia a cidade, mas tinha como rivais Hera e Atena. A briga havia começado no casamento de Peleu e Tétis para o qual todos os deuses foram convidados menos Éris, a deusa da discórdia. Ela então jogou uma maçã de ouro entre os convidados onde estava escrito: para a mais bela. Páris, escolhido por Zeus para entregar o troféu a mais bela dentre todas as presentes, ofereceu o troféu a Afrodite! Daí vem o termo o pomo da discórdia. Ao agradar a deusa do amor ofendeu mãe e filha, suas eternas inimigas.
Resumindo aquilo que todos sabem. Helena se arrependeu da atitude precipitada e brigou com Afrodite. Tróia perdeu a guerra. Ulisses vagou por vinte anos até retornar ao seu reino. Heróis gregos morreram. Páris morreu ouvindo Hera dizer: escolheste Afrodite e ela não te protegeu, referindo ao troféu, escolheste mal naquele dia confirmando que a guerra de Tróia fora provocada pela inveja entre três belas deusas e tivera seu inicio na festa de casamento da deusa Tétis e Peleu cumprindo uma antiga profecia de que seu filho destruiria o pai. Uma história e tanto!

Nenhum comentário: