domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mona Lisa

Dia desses, me peguei imaginando se eu fosse Mona Lisa como seria minha vida na maravilhosa Florença da Renascença. Como era realmente Lourenço de Medici e seu irmão Giuliano, o amor da vida dela... A História descreve um Lourenço, magnífico, sem trocadilho que não sou nenhum Marcel Duchamp de saias. Seria eu Rrose Sélavy? Dizem que Lourenço era magnífico em todos os sentidos: físico, intelectual, político. Fico olhando para o retrato da Lisa sem sobrancelhas – era moda viu? – e pensando porque ela sorri. Talvez rindo do bobo da corte: Leonardo de Vinci. Sim, de Vinci, pois ele vinha de lá, uma pequena aldeia próxima de Florença. Filho de uma linda mulher, cujo pai era boticário e de um rico tabelião. A família dele não permitiu o casamento, mas aceitou a criança. Um boticário seria o farmacêutico de hoje e o alquimista de ontem. Credo como sou confusa! Afinal quero falar de Mona Lisa. Semana passada circulou pela internet uma reprodução do retrato dela de cabelos curtos. A explicação é que o calor está insuportável. Como eu gosto muito do verão, não reclamei ainda, embora tenha usado short e camiseta a maior parte do tempo. Mona Lisa, uma lady oferecia grandes festas nos jardins de sua casa, afinal o senhor Giocondo era um empresário do ramo têxtil. Nesse exato momento, enquanto Leonardo partia levando seu retrato para Giuliano, ela preparava a competição anual de luta romana na Fiação Giocondo, uma tradição entre as fabricas florentinas. O protótipo da renascentista: culta, elegante, bonita para os padrões da época. Aquela testa larga também era assim devido à depilação. Quem nunca reparou nas reproduções de quadros famosos desse período: todas as damas tinham a mesma testa larga, sinal de inteligência? Não sei. Hoje as mulheres também têm por conta das cirurgias plásticas. Alguns ficam lindas, outras nem tanto. A Ministra da Cultura é uma que ficou bem feinha! Enquanto minha amiga Sonia, uma artista plástica ficou ótima. Acho que depende um pouco da questão genética de cada um. Bom, Lisa parou de raspar as sobrancelhas quando fez trinta anos, pois na época ela foi considerada uma senhora de meia idade. Não que não fosse 30+30=60. Nesse sentido todas nós deveríamos estar na meia idade aos trinta? Mas, será que todas as mulheres morriam aos sessenta? Não sei. Só sei que Leonardo, por exemplo, morreu bem velhinho. Então isso é um caso para ser estudado. E o retrato como foi parar no Louvre? Bom, Leonardo não esteve com Giuliano, ou disse que não encontrou. Convidado por Francisco I passou a viver na França, onde morreu. Teria o pintor se apaixonado pela modelo e decidido ficar com a encomenda? Vai saber... Se eu tivesse sido Mona Lisa hoje reencarnada em “Rrose” Bertoldi, eu saberia!

Nenhum comentário: