segunda-feira, 18 de maio de 2009

É TUDO CULPA DO AURÉLIO

Era uma tradição entre os abacaxis (2) sentar às margens do Abacaxi (2) e degustar abacaxibirra.

Ele gostava disso e pensava quão boa era essa tradição. Trabalhara abacelado (2) a tarde toda e seu corpo abacial (3) pedia descanso, sentia-se abafanético. A bem da verdade mais abacelara (3) do que abacelara(2) mas de qualquer forma o trabalho fora feito.

Como bom descendente dos abácidas, observava com respeito os abacistos na parede e no chão como se fossem abadir. Enquanto isso bebia. Abacista que era, em poucos minutos calculou o tamanho e a quantidade de abáculos para terminar a restauração.

Desejava que o novo abacômite fosse um abaetê. Um abagualado ali, seria péssimo, provavelmente decretaria um abafarete e isso ninguém queria.

Ao longe ouvia os abadas (3). Era hora de ir para casa. Com seu abadá colorido e carregando o abalá, parecia um abaju. Perto do abajeru suspirou. Que estaria para acontecer? Teriam as obras continuidade? Melhor esperar para ver.

RESOLUÇÃO DO MISTÉRIO

Era uma tradição entre os indígenas da tribo abacaxi, sentar-se às margens do rio Abacaxi e degustar uma bebida feita com casca de abacaxi fermentada.

Ele gostava disso e pensava quão boa era essa tradição.Trabalhara a colocar terra em redor das plantas a tarde toda e seu corpo gordo pedia descanso, sentia-se exausto. A bem da verdade (estivera) mais a enterrar folhas do que a colocar terra nos pés de plantas mas de qualquer forma o trabalho fora feito.

Como bom descendente de muçulmanos que reinaram em Bagdá, observava com respeito os ladrilhos na parede e no chão como se fossem pedra sagrada. Enquanto isso bebia. Pessoa com facilidade para calcular com ábaco que era, em poucos minutos calculou o tamanho e a quantidade de pecinhas de cerâmica para terminar a restauração.

Desejava que o novo abade fosse um homem bom e de palavra. Uma pessoa rude e inculta ali seria péssimo. Provavelmente decretaria uma parada no trabalho e isso ninguém queria.

Ao longe ouvia os tambores indígenas. Era hora de ir para casa. Com sua túnica folgada e colorida, carregando o bolo de feijão ralado, parecia um mestiço brasileiro. Perto da planta rosácea suspirou. Que estaria para acontecer? Teriam as obras continuidade? Melhor esperar para ver.

Observação – O número ao lado das palavras “misteriosas” faz referência à opção, no Dicionário Aurélio.

Um comentário:

mourinoul disse...

Abracadabra... tem essa no aurélio tb?
gostei muito.
parabéns