sábado, 16 de maio de 2009

QUERO VER A CARA DELES!

Um antigo provérbio diz que chumbo trocado não dói. Pensei nisso ao receber uma série de slides, com imagens de mulheres idosas, acompanhada com textos tão realistas e ao mesmo tempo muito engraçados, visto assim, como por um espelho retrovisor. São fatos pelos quais todas as mães passaram em determinada época da vida.
Quem nunca brigou com os filhos porque eles não comeram e ainda com cara de pouca vontade derrubaram suco na toalha nova?
A mensagem propõe a devolução de toda a alegria proporcionada pelos “anjinhos” em determinado momento de nossas atribuladas vidas de mulheres modernas e com dupla carga de trabalho. A gente tentando ser profissional eficiente, dona de casa perfeita, mãe presente levando e trazendo filhos de teatros, de museus, da escola etc, etc. E ainda encontrar tempo para ler Piaget e colocar em prática sua teoria furada.
A sugestão é viver uma temporada com cada um dos pimpolhos. Uma boa idéia! As outras são: saltar em cima da cama com sapatos... entupir o vaso sanitário com papel higiênico. O meu filho fazia melhor. Pegava utensílios de cozinha e lavava no vaso sanitário. Sempre pensei que ele tinha vocação para ajudante de cozinha, mas acabou jornalista, professor na PUC e anda palestrando pelo mundo todo. Assunto: como lavar panelas, colheres, garfos, chaleiras em vasos sanitários. Estou brincando, ele fala de Estética Tecnológica, acho que sobre a nova maneira de olhar... não sei se novos modos de ver tudo ou só objetos artísticos.
E falando em arte, outra sugestão é pintar as paredes da casa com lápis de cor! As minhas paredes eram verdadeiras cavernas de Altamira. Diga-se a favor deles que sabiam combinar as cores e as garatujas pareciam os desenhos de Picasso. Mas, o que eu detestava era a mania que eles tinham de cruzar os olhos fingindo-se de vesgos. Preciso aprender isso com urgência. Assim como meus anjinhos, vou deixar tudo espalhado pelo chão, sem me importar com quem tropeçar nos brinquedos, sapatos ou meias.
Não sei se eles vão achar engraçado. Eu ri enquanto lia o texto.
Lembro até que o garoto se achava o máximo e vivia amolando a irmã. Um dia ambos participaram de um concurso no Shopping Iguatemi e quem levou o prêmio foi ela. Até hoje a menina reclama, pois o pai machista não deixava que ela guiasse antes dos 18 anos. Será que ela vai tomar minha habilitação quando eu estiver fazendo companhia a ela? Quero um quarto todo rosa, viu? Outra idéia é ficar bem perto da televisão e mudar de canal a cada segundo, exatamente como eles faziam, ou então deixar a geladeira aberta quando pegar algo. Puxa no meu caso tudo confere. Preparem garotos, sua mãe está mudando de mala e cuia para a casa de vocês e fico imaginando se vocês vão achar graça ou me enviar para um hospital psiquiátrico, mas como reza a sabedoria popular: chumbo trocado não dói!

2 comentários:

Rosa Leda disse...

Também li o texto a que você se refere e também me diverti muito imaginando a situação.
As ilustrações estão ótimas. Grande abraço

Janaina Fainer disse...

impagável, Rosa