segunda-feira, 4 de maio de 2009

TUDO É TÃO FÁCIL!

Este texto é proibido para quem tem menos de 30 anos.

Ao descobrir que teria o dia só para mim, já que cada um da família assumira seu compromisso particular, fiz o propósito de aproveitar o tempo ao máximo. Nada de cadeira ao Sol, nada de sonequinhas nem restaurante ou casa de amigos, iria arrumar coisas guardadas há anos e que nem sei por que guardo, talvez por ter nascido no signo de Câncer.

Os achados foram fantásticos: desde a chave do piano que sumira há uns 15 anos até recortes de jornais sem utilidade alguma, mas sobre eles falarei em outra ocasião. Entre as preciosidades estava um texto escrito por Vicente Cascione, decano de Direito Penal na UniSantos, segundo a referência ao pé da página de quem nada sei, cujo título é Solucionática. Uma folha de revista,não sei qual, sem data anotada que não deve ser muito antiga, o papel ainda está com uma cor saudável, não com aquele amarelado que vocês devem conhecer. Se guardei é porque pretendia usar algum dia. Talvez o dia seja hoje. Coloquei entre parênteses meus pensamentos. Bom proveito!

“Quando os professores de Matemática passavam problemas para os alunos resolverem, e do acerto da solução dependia a nota para ser aprovado, parecia que jamais eu teria um diploma nas mãos.

A Matemática era uma ciência destinada, exclusivamente, a separar os burros dos inteligentes. PI, raiz quadrada, regra de três, trigonometria, binômio de Newton, progressão geométrica, expoentes, senos e tangentes eram coisas absolutamente inúteis, concebidas por cérebros doentios capazes de resolver teoremas impossíveis e chegar a resultados para mim incalculáveis (e inexplicáveis).

Eu estava sempre no time dos burros (em matemática) porque desde a tabuada resolvida a duras penas com os dedos das mãos e dos pés, até os malditos logaritmos, tudo eram invenções do diabo para castigo antecipado dos pecados que eu viria a cometer ao longo da vida.

Para mim o inferno era ali.Sinceramente, não sei como atravessei as matemáticas de cada série e cheguei à formatura, ultrapassando, de quebra, fórmulas de Química e os mistérios insondáveis da Física.

Eu me perguntava: para que serve isso? (Gostava era de escrever). Para que serviriam a geografia, o latim, as análises sintáticas, as peripécias dos Godos e Visigodos, as drosófilas, as hipotenusas, catetos e as paralelas que só se encontram além de onde minha vista alcança, no infinito?

(Eu queria algo diferente.)
Escrever colcheias e semibreves ovaladinhas, entulhar pautas e depois fazer sua leitura grotescamente sonora em trágicas melodias de solfejos, no ritmo quebrado dos compassos... Todas essas coisas não me pareciam servir para coisa alguma até o dia em que o tempo mostrou-me as ciências realizando os milagres humanos. (Até a hora em que me propus escrever e descobri que a vasta bagagem acumulada me faz circular com certa naturalidade por vários campos).

Claro que nas passarelas, nos estádios e palcos, alguns ignorantes das ciências ganham o ouro do mundo sem fazer contas, fundir neurônios, sem entender por que o Sol nasce todos os dias ou por que uma reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Às vezes pelos atalhos em ziguezague tem gente que chega antes.”


Mas, sempre existe um mas, depois de mais algumas linhas ele conta que afinal descobriu que sem estudo nenhum qualquer um pode resolver todos os problemas do mundo de forma rápida e eficaz.

Curiosos? A resposta é: basta ir à livraria. Ele relaciona de forma irônica o que você precisa comprar para ser um vencedor.Você Pode Escalar O Everest; Como Dar A Volta Ao Mundo Sem Sair De Casa; Como Conquistar Mulheres Intransponíveis; Como Fazer Inimigos Maravilhosos; Como Assobiar E Chupar Cana Ao Mesmo Tempo, Seja Você Mesmo Sendo Você Mesmo. Esses são só alguns. Tudo está lá para simplificar sua vida.

A auto-ajuda é a ferramenta do homem moderno.(?!?!?!...) Pra que estudar? Pra que passar noites em claro?(esse título também está lá). Alguém já pensou, escreveu e colocou à sua disposição a arma para conquistar o Universo, basta você querer. Corra, vá à livraria mais próxima e.. Comece Ainda Hoje, esse talvez deva ser o primeiro.

O mais difícil é suportar duas constatações: existe muita gente precisando de ajuda e esses "escritores" de auto-ajuda ganham uma nota. O decano da UniSantos é um jurista muito bem humorado.

2 comentários:

Unknown disse...

Rosa: acho que as mulheres resolveram limpar seus armários. Eu estou fazendo isso a alguns dias. Arrumando tudo... pois li (pode rir!!!!!!!!!) que a gente tem de deixar espaços vazios para receber coisas novas. A idéia é essa, não é o texto literal. Eu só captei a mensagem. Mas, está sendo tão bom. Joguei coisa, dei roupas que não usava e ainda não terminei.

Rosa Bertoldi disse...

Rosa:
Minha xará a idéia é ótima. Vou revirar meus guardados. Acho que encontrarei ouro lá. Ouro em textos, ouro em tecidos, pois tudo que a gente acumula acaba tendo uma utilidade. Vou começar hoje. Ah, obrigada por trazer gente jovem para o blog, o moço parece bom.