domingo, 12 de julho de 2009

Do Passado

- Você já viu O Passado?

Frio na barriga, frio na espinha, frio...

O Passado é tudo. Livro lindo do também lindo, inteligente, simpático e intenso argentino Alan Pauls. Tive um momento paixonite por Alan Pauls total. O nosso Alan foi minha testemunha. Vimos juntos o filme, eu e meu Alan, porque O Passado é filme para se ver com quem sofreu lendo o livro por pelo menos um mês. O livro é bem gordinho e intenso. Doloroso.
Começa com o fim de um relacionamento de anos. Li certa vez que O Passado não é um livro sobre o fim do amor e sim um livro sobre a memória, sobre o que fica dessas histórias no nosso corpo, alma, coração... no livro, fotos, imagens desse amor são motivo de meses de sofrimento. Uma caixa cheia de imagens moribunda perdida num canto esperando por uma decisão. Decidindo se o amor de Rimini e Sofia realmente acabou ou não. Eles vão e voltam. O universo se encarrega de causar reencontros. E quando o universo não faz as vezes de cupido um dos dois o faz. Se é amor ou doença é uma dúvida que fica ao longo de quase todo o livro. Tesão e dependência. Deixar de beijar alguém, perder o "direito" de acesso ao corpo alheio é como abandonar uma dependência de anos. Ao longo dos capítulos de sofrimento e incerteza torcia horas para que Sofia morresse, horas para que Rimini fosse mais homem, horas para que um tsunami passasse pela Argentina e acabasse com o sofrimento deles e o meu. Indecisão. Incapacidade de amar. Incapacidade de deixar... Ah, gente, que loucura! O nosso Alan detestou Sofia. Eu tive medo. De Sofia. De ser Sofia. Sofia é assustadora. Será que eu sou meio Sofia?

- Você já viu O Passado? Foi a pergunta do outro lado da mesa e ela me deu medo.

Trailer do filme de Hector Babenco, que não é uma boa adaptação do livro.



4 comentários:

Thiago Azevedo disse...

Vi. Concordo com vc. O filme e demais. Perturbador e Incrivel.

Rosa Leda disse...

Sofia é horrível...manipuladora e o Rimini é... um sensível, frágil e delicado pênis que pensa?

Janaina Fainer disse...

Rosa, no filme conconrda que Sofia seja tudo isso mas no livro, no qual Alan Pauls não é um Babenco em fúria com as mulheres, não dá para pensar isso.
Quer emprestado? É uma viagem no sentido mais puro da expressão.

Alan de Faria disse...

e eu tentei encontrar o Alan Pauls na Argentina para falar sobre a Sofía... sem sucesso!