sábado, 26 de fevereiro de 2011

PLASMA

Tudo começou como uma brincadeira e foi crescendo, crescendo, cantou o poeta. Comigo foi assim, também. De repente a palavra plasma apareceu em minha vida, não sei se relacionada à energia ou a televisão. Pesquisei o significado do termo: quarto estado físico da matéria e está presente na poeira interestelar provocando as auroras boreais. Nossa, que bonito! Passei a imaginar uma camada fininha de pó colorindo o planeta. Roma, por exemplo, é cor de rosa. São Paulo é cinza, e qual seria a coloração de Bauru, a capital da terra branca? Branca? Verde? Sei não...
Na verdade, a questão não se encaixa nesse romantismo, é do interesse da ciência, mais precisamente, da Cosmologia. A palavra foi empregada por Hannes Alfvén, cuja audaciosa teoria postulava um universo composto de átomos ionizados estando em constante evolução, não tendo nem princípio nem fim! A coisa funciona mais ou menos assim. A matéria se transforma em gás que ionizado gera plasma, um condutor de eletricidade quando em temperatura alta. Talvez, o interesse científico esteja aí, pode-se obter energia nuclear pelo método de fusão, sem utilizar radiativos.
Para Alfvén "quando os homens começaram a pensar sobre o universo, sempre existiu um conflito entre o enfoque mítico e o científico." Ele descartava a origem do mundo como surgido do nada afirmando que o big bang era uma ideia matemática e um fracasso científico. O cientista falava em "pêndulo cosmológico" evidenciando o quanto seus colegas balançavam entre a visão mítica e a científica, alternadamente, entre o creio porque é absurdo ou há de se questionar tudo... Sendo o espaço composto de plasma deduziu-se que esse fenômeno, o da eletricidade e o do magnetismo tem de ser determinante para a evolução do universo. Quando um sensor ou um telescópio, a bordo de uma nave espacial, demonstrou uma quantidade grande de plasma no espaço sideral à teoria de Hannes Alfvén ganhou aceitação. Porém, a discussão não parou por aí, embora o cientista tenha recebido o prêmio Nobel em 1970. Bom, isso pode ser uma luz no túnel. Afinal, a humanidade espera um fim para sua aventura ainda em 2012. Desculpa ai, seu Alfvén, mas vou rezar aos deuses para que o senhor realmente tenha razão!

Nenhum comentário: