segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Ano Vai Começar

Último dia de fevereiro... e o ano já, já, começará, basta acabar o carnaval... Mais um carnaval, mais um ano, mais tragédias provocadas pelas chuvas do verão, mais loucuras nos trios elétricos, mais gente linda que morre, mais gente feia que fica por aí assombrando, roubando, massacrando... E mais um ano começa... e, ao bom moço que lhe perguntou o que fazer para segui-lo, Jesus disse: obedeça aos mandamentos: não matar, não roubar, não prestar falso testemunho, honrar os pais, amar a Deus..., e o moço disse: - Senhor, tudo isso já faço! E Jesus então pediu: - Largue seus bens e siga-me. Então o moço vacilou. Como largar seu patrimônio? Como deixar as coisas materiais e correr atrás de um “profeta” que pregava o amor incondicional?
E nós vacilamos, arrumamos argumentos, justificamos, explicamos e ficamos parados no ponto que consideramos ideal, que é, em verdade, nossa zona de conforto, e não agimos contra os BBB, os salários da Câmara Alta, o salário mínimo, os maus tratos às mulheres e às crianças, deixamos criarem leis e mais leis que protegem poucos e prejudicam muitos, e vemos amigos tombarem baleados pela depressão... sem estímulo, sem coragem, sem força para reagir... e dizemos: Eu? Eu não, eu reajo. Mas não reagimos, nos acostumamos, nos moldamos aos novos costumes, às novas modas, curvamo-nos e dizemos: Faço assim porque quero... Mas fazemos assim porque é o que nos resta e não temos força para lutar.
I´m sorry! Estou de luto pelo Moacyr Scliar, pela menininha que caiu num rio porque o tio dirigia bêbado, porque o Fantástico de ontem mostrou a situação calamitosa de várias cidades do Pará que receberam, sim, fortunas em verbas federais que desapareceram e das quais não há pista, visto preto pelos amigos em depressão e pela Carola Scarpa, tão fútil e tão bela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rosa:
Parabéns pelo achado. Vi o filme e você? A Cristina Franciscato também fez uma boa análise no JC. E o nosso Thiago colocou sua opinião em um post. O filme realmente é muito bom!
Bjs
Rosa II