segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Confissão

Não tenho inveja de quem é bonito... nem de quem é rico... dos inteligentes tenho um pouco, dos lógicos um pouco mais, mas dos que viajam eu morro de inveja. Sinto vergonha de contar isso mas neste grupo fechado chamado Internet sei que ninguém irá me julgar, rotular ou crucificar.

A gula só me pega de vez em quando. Sou complacente e não me considero gulosa, mas uma mulher forte com bom apetite, pois não chego à intoxicação nunca, e como esse pecado está relacionado ao egoismo e à cobiça, não me enquadro. Aliás, preciso rever A Comilança, lembram que foi proibido durante a ditadura militar?

Avareza? A Avareza é o apego excessivo e descontrolado aos bens materiais e ao dinheiro, priorizando-os e deixando o espiritual em segundo plano. Nada a ver comigo. O avarento prefere os bens materiais, trata algo, que não é Deus, como se fosse Deus. Vontade exagerada, desejo descontrolado de possuir qualquer coisa? Nunca, sou super desligada e exceto uma certa bolsa que acabei não comprando - e essa é uma história ridícula que um dia ainda contarei - não me lembro de ter desejado algo desse jeito.

A Luxúria, o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material? Uau, nem quando mocinha, nem quando adulta e muito menos agora na maturidade. A luxúria também pode ser entendida em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões” aí talvez, mas não paixão carnal, só intelectual, aquelas obsessões para fazer uma coisa, terminar uma pesquisa, saber mais e mais... Será que encaixa? Não, não encaixa. Luxúria consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade... tenho certeza de que não.

A Ira,o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira.Educada em colégio de freiras belgas, ex aluna do colégio Bandeirantes e da PUC, não, não sou possuída pela ira. Uma raivinha de vez em quando isso não posso negar, mas essa coisa violenta e incontrolável? Não.

A Preguiça, o preguiçoso vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem. Nunca! Chego a ser hiperativa. Não sou preguiçosa, mesmo.Procrastinadora, isso em certas épocas eu sou. Procrastinação também é pecado e ligado à preguiça mas como fugir ao ditado - sabedoria popular - "por que fazer hoje se posso fazer amanhã"?

A Soberba é associada ao orgulho excessivo, arrogância e vaidade. Segundo São Tomás de Aquino, a soberba é um pecado tão grandioso que deveria ser tratada em separado do resto e merecer uma atenção especial. Não, não sou soberba, não me orgulho de quase nada (exceto de meu neto que é o neto mais bonito deste mundo) e das minhas filhas, do meu marido, da minha casa, mas, bom, isso é porque sou de Câncer e os cancerianos adoram sua família.

Então chegamos à inveja. O invejoso ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. O invejoso deseja as posses, o status, as habilidades e tudo que outras pessoas têm e conseguem. O invejoso ignora tudo o que é para cobiçar o que é do próximo. A inveja é freqüentemente confundida com a avareza, o desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros.

Acho que não, não sou invejosa, reconheço minhas bênçãos, gosto da minha vida. Não cobiço tudo dos outros... só as viagens... se cobiço então sou invejosa... Sou? Ou não sou? Agora me sinto shakespeariana:
"To be, or not to be, that is the question:
Whether 'tis nobler in the mind to suffer
The slings and arrows of outrageous fortune,
Or to take arms against a sea of troubles,
And by opposing end them?"

2 comentários:

Janaina disse...

nossa, eu por outro lado sou Boschiana e dotada de TODOS os pecados capitais...

rosabertoldi@gmail.com disse...

Rosa Leda: Você não cometeu crime nenhum, mas devida. Pelo pelo o do orgulho, pois escreve muito bem. Eu posso ser considerada vaidosa, mas não será um pecadinho bem pequeninho ser vaidosa?
Parabéns pelo texto e pasme: estou usando aliança na mão direita!!!!!!!
Bjs Rosa Bertoldi