sábado, 3 de setembro de 2011

Mirra...commiphora myrrha!!!!

Imaginem que ganhei a muda de uma planta bem bonita. Perguntei se crescia, a resposta foi não: tem tamanho pequeno. Coloquei perto de uma escada e ela foi crescendo devagar. Hoje descobri que dá flores. Como agora sou uma fotógrafa amadora, mas fotógrafa, lá estava eu transformando a planta em imagens eternas. As flores são levemente perfumadas e a árvore deve estar com um metro de altura. Então, lembrei-me que o doador havia comentado qualquer coisa sobre a essência ter sido ofertada ao menino Jesus juntamente com o ouro e incenso. Pensei: impossível, dizem que a mirra cresce até 5 metros de altura sendo bastante espinhosa. A minha é delicada, cheirosa, não, não pode ser... Uma rápida pesquisa e descubro que é mirra, mesmo. A palavra, de origem hebraica, significa amargo. As folhas são iguais e as características descritas, no livro sobre plantas, correspondem aquilo que tenho no quintal. As flores são lindas. Dela extrai-se uma resina por destilação a vapor, cuja seiva tem propriedades medicinais servindo como anti séptico, anti inflamatório, desodorante, desinfetante, diurético, dentre outras finalidades, além disso, protege os pés contra as rachaduras de inverno, sendo remédio para resfriados, bronquites, gengivas sangrentas. Enfim, um óleo santo, ou um santo remédio, sei lá.
Os egípcios, sempre eles, empregavam a mirra no culto ao deus Sol( alô, alô Akenathon, meu faraó preferido)) e como ingrediente na mumificação. Hoje é usado como incenso em missa e outras celebrações religiosas, como na umbanda. Sua origem? O nordeste da África, mas vai bem, em locais ensolarados e terrenos bem drenados. Floresce na primavera. Embora seja outono (inverno?) a minha está carregada de flores. Não procuro entender a natureza, ela se vira sozinha. Olho para o quintal pensando: mirra, quem diria!

13 comentários:

Rosa Leda disse...

Você consegue nos surpreender sempre. Adorei.

caricas disse...

Caro Rosa!

Eu moro em Natal, não tem como me mandar alguns sementes????

Obrigado, Gabriel

meu face: Gabriel Karikas

Anônimo disse...

Olá ta linda arvore, tem como me dar alguma mudas da mirra meu email é mber2003@yahoo.com.br Mauricio, obrigado

Anônimo disse...

A planta que aparece na foto não é mirra commiphora myrra e sim tetradenia riparia, também chamada de falsa mirra.

Anônimo disse...

Realmente, a planta da foto é bem diferente da Commiphora myrrha ou mirra verdadeira, que, segundo a wikipédia, dá flores vermelho-amareladas e é bem espinhenta.É uma árvore, enquanto a mirra das fotos (Tetradenia riparia) é um arbusto de folhas de cheiro forte e flores brancas de perfume adocicado; esta floresce no inverno e pode ser podada (não sei a época ideal para poda, mas creio que pode ser podada após a floração). Nunca vi uma mirra verdadeira (a espinhenta) mas a falsa mirra é muito comum nos jardins e quintais.

Patrícia Passos disse...

Também tenho uma dessa, a minha ainda não apareceu as flores, a muda é feita pelo galho pega fácil.

Hannah Nahash disse...

Amiga, esta sua é a falsa mirra, tetradenia riparia. A mirra verdadeira (Commiphora myrrha) não tem aqui no Brasil. Tbm tenho essa igual a sua, é um arbusto, uma planta com propriedades medicinais e energéticas muito boas mas bem diferente da mirra tradicional...

Beginning disse...

Amiga, não querendo te desanimar, essa tua árvore é linda e cheirosa, eu tb tenho, mas não é a mirra dos reis magos, é a "falsa mirra" ou mirra africana, cujo nome científico é Tetradenia riparia.

Eliete disse...

Sim, buscando melhor vi que a mirra que tenho no jardim é falsa. A verdadeira é cheia de espinhos.

Unknown disse...

Também tenho a tetradenia riparia. Quais suas propriedades medicinais?

Unknown disse...

Tenho mirra aq na frente da minha casa, foi plantada por minha mãe a mais de 20 anos, qd floresce fica linda ! Parece que tem neve na planta, linda d+++++!

Unknown disse...

Informações interessantes, gostaria de saber mais sobre as propriedades energéticas desta falsa mirra, ganhei uma mudinha e o perfume é maravilhoso...

Unknown disse...

Tbm tenho está falsa mirra. Gaosto muito dela e não me importo que ela não seja verdadeira.Plantas me trazem reláxamento. Se algo me aborrece ⁸, cuido das plantas e me sinto feliz de novo!