segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O caso de Rosa e Baptista

Rosa encantou-se com Baptista. Sensível, educado, perfumado, bem vestido, culto, atualizado, gentil... Essas as qualidade que ela inseriu na lista dos Pró e Contra. Na coluna dos contra estava uma única palavra: idoso e, entre parêntesis: muito mais velho do que eu gostaria que fosse.
Naquela noite teve sono agitado, os lençóis revoltos mostraram, na manhã seguinte, que se mexera muito. Passou o dia todo indo do computador para a janela e fazendo o caminho inverso. Tivera todos os homens pelos quais se interessara. Miúda, de sorriso amplo, cabelos curtos e encaracolados não aparentava os cinquenta e poucos anos marcados no RG. Agora pensava se deveria ou não atacar o velhote simpático com quem tio Adelmo tivera contato na praia. Quando soube do amor dele por Sibelius ficou alerta. Tão raro encontrar quem conhecesse o compositor! Depois viu as fotos... depois ouviu as histórias... depois encontrou com ele no lanche que o tio oferecera... agora não conseguia decidir e não conseguia deixar de pensar nele. Sentia o aroma agradável de seu perfume, lembrava da pele rosada de seu rosto, das mãos bem cuidadas e buscava mais palavras para desqualificá-lo, andou até a escrivaninha e escreveu na lista dos contra: viúvo com filhos mais velhos do que eu.
Olhava para a folha quando o telefone tocou.
- Rosa? Meu nome é Júlia, estive com seu tio, o Azevedo, na praia, acredito que ele tenha falado com você. Gostaria que viesse com ele a um jantarzinho aqui em casa. Você vem?
- Será um prazer. Pegou o endereço e o horário. Alea jacta est. Sabia ser coisa armada e embarcara nessa.
Escolheu um vestido curto com flores miúdas, as pérolas que tanto ama, saltos bem altos para disfarçar um pouco os tornozelos grossos, blush rosado e os cabelos bem naturais. Aparentava frescor e descompromisso.Divorciada já há seis anos até hoje não conseguira um relacionamento que preenchesse suas expectativas. Com o passar das semanas os homens com quem saía revelavam-se típicas criaturas de Marte e sua busca era por alguém que vivesse entre Marte e Vênus.
Seria Baptista essa pessoa?