segunda-feira, 1 de junho de 2009

O ÚNICO PECADO

No livro “O Caçador de Pipas”, Baba afirma que existe apenas um pecado no mundo: o roubo.
Ele justifica a afirmação, fazendo esta reflexão:
a) Se você deixa de dizer algo em que pensa e que acredita ser verdade, está roubando do outro o direito de saber o que você sente a esse respeito.
b) Se você mata alguém, está roubando de outras pessoas o direito de conviverem com quem você matou.
c) Quando você maltrata alguém, está roubando-lhe o direito de ser feliz.
d) Quando você mente para alguém, está roubando-lhe o direito de conhecer a verdade.

Esse preâmbulo justifica meu texto. Não posso roubar de vocês o prazer de saberem-me em Florença, vendo maravilhas. Não tenho vontade de escrever, o pensamento voa, falta-me disciplina para sentar, mas não posso roubar de vocês o direito de terem notícias de mim.

Um sorriso não sai da minha cara de boba toda vez que trombo com uma obra de arte, e aqui tudo é. A experiência de andar sozinha e mudar meu rumo sem justificar é ótima. A sensação de viver aqui também é. O sonho de ter essa experiência vem me acompanhando desde a adolescência. Como toda mocinha "burguesa" terminei a faculdade e casei. O sonho, no entanto, nunca foi para o arquivo morto. Constantemente visitado e atualizado ficou na gaveta da esperança. Agora não sou eu que vivo o sonho de morar um ano na Itália, é minha caçula, mas peguei carona neste rabo de foguete e fico aqui por um mês.

Bene, a arte alimenta a alma, para o corpo os sorvetes italianos, que são uma obra de arte e a pizza a taglio uma grande arte,sem dúvida. Ambos calóricos e adoráveis. O único jeito é andar... andar...andar. Andar em museus, nas ruas, no supermercado, na beira do rio, andar...queimo calorias e rejuvenesço.

Abbracci e baci

2 comentários:

Rogerio disse...

Minha primeira viagem ao exterior a trabalho foi para a Itàlia...Il bel paese... desde entao, o mundo foi ficando cada vez mais pequeno para mim. Nao foi Firenze onde me senti assim, mas foi em Roma... Desde entao penso em voltar e respeito qualquer coisa que venha da Itália. Até o Berlusconni. Espero que realmente aproveite...

Rosa Bertoldi disse...

Rosa Leda:
Tenho certeza que essa não é a primeira vez que vc perambula pela bela Firenze. Mas, ela vale a pena, mesmo... Que inveja!!!! Não aquela que seca o outro, mas aquela inveja gostosa de curtir junto, mesmo estando longe. Aproveita os sorvetes, pois a coisa aqui está branca...de gelo...
Imagine só um frio desse tamanho em cidade tropical como Bauru, ninguem merece. Ou pelo menos eu tenho certeza de não merecer!
Boa estadia florentina.
Saudades
Rosa Bertoldi