domingo, 21 de junho de 2009

Solistício de inverno

Sim, nessa semana fiquei mais velha e tive algumas festinhas e/ou encontro entre amigos para comemorar.
Mas o melhor de tudo foi cair na São Paulo Fashion Week, ver desfiles, badalar e ainda ganhar uma Melissa da edição especial 30 anos. A Melissa é balzaca como eu!Amei!
Já fui muito mais fashion, habituê de SPFW, Casa dos Criadores e AmniHotSpot... mas tudo nessa vida muda e passa...
Ah, e dentre os muros da Bienal, dei de cara com o nosso querido Alan correndo e trabalhando muito.

Solistício de inverno, mais do que uma data

*Roberto Dantas

Nas mais antigas culturas e tradições, se cultivava o hábito de celebrar a vida através dos festivais sazonais. Cada festival tem a ver com a posicão da terra em relação ao Sol e, portanto, novas posições existenciais do planeta Terra, que se manifestam em nosso dia-a-dia de diferentes formas, sutilmente passando muitas vezes despercebidas em nossa vida cotidiana.
Hoje, o ser humano sente uma forte falta de sentido na vida, principalmente quando vive nas áreas urbanas. Apesar das mudanças climáticas, lunares e astronômicas, vivemos como se um dia fosse igual ao outro. Desta forma, estando desalinhados com o movimento da mãe-terra; sentimos em nossas vidas o desequilíbrio espiritual que se manifesta emocionalmente das mais diversas formas, tais como melancolia, falta de perspectiva, desequilíbrios emocionais na forma de raiva, ansiedades e até depressão.
Os povos antigos tinham a consciência dessas mudanças pois estavam mais ligados à natureza, e tinham a consciência de que precisavam estar em sintonia com elas. Por isso comemoravam os festivais como solstícios e equinócios e mantinham-se espiritualmente sintonizados com a Grande Mãe Terra.
Em 21 de junho se comemora o solstício de inverno, quando as noites são mais longas e as características climáticas nos leva a agasalharmos no nível físico, e a recolhermos no nível emocional, para fazer um retiro dentro de nós mesmos, meditar mais sobre a vida, como se houvesse um profundo luto interior. É a própria natureza atuando em nós.
Essa sensação é a própria sensação que o planeta vem vivendo nessa estação do ano. A energia que vive a Mãe-Gaia no seu ciclo eterno revelado nas estações do ano. Para entrar em sintonia, precisamos ter consciência de que estamos em um período de finalização onde precisamos voltar para dentro de nós mesmos e buscarmos a força para a transmutação de tudo o que não serve mais.
Dia 21 de junho, marca o início de um novo ciclo dentro da roda do ano; um ciclo em que precisamos pensar em novas direções para nossas vidas, preparando-nos para os períodos de gestacão e de renascimento que virão nos próximos meses com a primavera. Nesse período, a terra se regenera e essa energia se manifesta dentro de nós, pois somos um microcosmo do mesmo macro-sistema que é o planeta Terra.
Assim como nos rituais de passagem como casamento, batismo, aniversário, também deveríamos celebrar e entrar em sintonia com essas manifestações do planeta através dos festivais de solstícios e equinócios (sabhats e esbhats da religião Wicca, por exemplo) e vivermos uma consciência espiritual mais sintonizada com o Todo, o que nos trará muita saúde para nossa mente e nosso espírito.
Se não puder participar de um ritual em grupo, procure sintonizar-se através de pensamentos e atitudes para consigo e com os outros, respeitando a energia que se manifesta no mundo, e procurando dentro de si as mesmas mudanças que a Terra vive, se preparando para o processo de eterna morte-renascimento que faz parte de nós.


Nenhum comentário: