sábado, 6 de junho de 2009

Os precursores da Ciência Moderna

Mais da metade das invenções e descobertas fundamentais sobre as quais o mundo contemporâneo se apóia são originários da China. Sem a bússola e o timão, as viagens dos descobrimentos europeus não teriam sido possíveis. Se os homens não tivessem importado da China o estribo, não poderiam ter cavalgado em auxílio às donzelas em apuros ou participado das cruzadas com suas armaduras brilhantes... Sem falar nas armas de fogo e na pólvora. Sem o papel Johannes GUTENBERG não teria inventado o tipo móvel. Estes e muitos outros objetos para as quais não damos à mínima importância são originários da China. Quais?
As manchas solares, a fundição do ferro, a suspensão Cardan, a primeira máquina cibernética, os espelhos mágicos, a ponte de arco abatido, o valor preciso do pi, o sistema decimal, a porcelana, os palitos de fósforo, o petróleo, o gás natural, o papel moeda, a declinação do campo magnético da Terra, o carrinho de mão, a laca, os canais de níveis e a imunologia....
Pelo jeito a Europa tão cheia de si andou somente aperfeiçoando essas invenções. Não se espantem, aconteceu depois na famosa revolução industrial do século XVII.
E os brasileiros inventaram o que? Se você respondeu o carnaval errou. Trata-se de uma festa que acontecia desde a idade média em algumas regiões européias. Pensando bem nós só descobrimos o Walther Salles e o Caetano Veloso. E não está bom, não??????

Nenhum comentário: