domingo, 9 de agosto de 2009

Saudades

OK, aqui estou eu de novo. Essa foi mais umaa semana de emocoes. Muitas emocoes. Nadar no Adriatico sempre eh uma emocao. Tomar chopp na Piazza San Marco tambem. Vinho em Miramare entao nem se fala... mas entre tudo isso la fui eu a La Rivera de San Sabba, unico campo de concentracao e exterminio de judeus que existiu na Italia durante a guerra. O lugar eh uma loucura. Tem uma energia louca que sai das paredes e quase doi. DOI. Dentro de uma tristeza mosntro o lugar eh quase bonito. Mostruosidade transformada em monumento. Esta foi minha segunda visita a um campo. O primeiro foi Terezin, na Republica Tcheca, q eua um campo de transicao. As pessoas eram mantidas e depois s enviadas a Auschwitz, entao acreditava que ja sabia o que esperar. Ledo engano, o simples fato de esse ter sido um campo de exterminio e DENTRO DOS LIMITES DA CIDADE parece fazer tudo mudar. Chorei. Fiz muitas fotos e fui embora com o coracao apertado pensando no quanto nos humanos somos crueis, malignos, desumanos.
Experiencia que doi mas tem que ser feita afinal, a unica maneira de evitar que outras atrocidades sejamm cometidas, segundo Primo Levi, eh mantendo a lembranca viva.
Bom, dentro do possivel vou dando noticias e a todos uma semana genial.
Saudades brasileiras e beijos a todos.

Nenhum comentário: