sábado, 2 de outubro de 2010

Axiomismo....

Caiu em minhas mãos um livro cujo titulo é A Estilística do Axiomismo na Pintura de Castellane. Fiquei imaginado um sinônimo para axiomismo. Deve derivar de axioma, palavra definida como proposição evidente. Lembra escola, quando o professor de matemática vinha falando em axiomas e suas proposições não demonstráveis. Mas, seria isso?

Folheando o livro descobri: axiomismo é um movimento renovador nas artes plásticas. Faz sentido? Não para mim e olha que de ismos eu entendo. Perdi o humor, doença contagiosa de acordo com minha amiga Rosa Gabrielli, assim como esqueci os ensinamentos da Escola de Belas Artes. Nunca tinha ouvido falar no pintor. Será caduquice? O texto declara com todas as letras: ele é da maior importância no cenário nacional. De verdade, penso que não só perdi o meu senso de humor - tá bom... humor negro, mas humor - como também a memória.

Reminiscências e lembranças estão ligadas aquilo que tem um sentido particular para a gente. Memória é a expressão que cobre o objeto de evocação ou reconhecimento. Como foi afirmação do mais respeitado filosofo do inicio do século vinte, Henri Bergson, fico com ele. Quem conhece o pintor pode passar a dica, além do fato dele ter retratado Costa e Silva? Talvez a razão seja essa. Estudante em tempo de ditadura é sempre do contra, como eu ia guardar o nome de um sujeito que fazia retrato de ditador?

Muito se escreverá sobre Castellane, afirmou o autor do texto, então por via das dúvidas eu vou colocar uma prancha com uma tela para não pensarem que bebi ou estou mentindo! Mas, cá entre nós, alguém vai me dizer quem é o cara?

6 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei curiosa e, como quem procura encontra, encontrei a definição que o próprio Casttelane dá: "reunião, internacional, numa mesma composição de diversas normas, [tendências] e técnicas["] classicismo, impressionismo, expressionismo, abstracionismo etc. Descobri também que ele tem dois filhos,um deles é pianista e problemas com documentação de terras. Talvez o tenhamos odiado no tempo da ditadura... e essas coisas a gente não esquece. Beijo

Rosa Leda disse...

Não foi um anônimo que escreveu isso aí em cima, fui eu, sua xará.

Eto Coelho disse...

conheci o trabalho do Castellane na galeria do sr.Pepe (rua bela cintra, vizinho da monica filgueira). acho q lá ainda deve ter alguma coisa dele. eu gostei muito e acho que vc tb gostará. bjs, Eto Coelho

familiares disse...

Castellane foi meu bizavô e sem humor algum posso afirmar ter sido uma pessoa digna. A época da ditadura não se resume entre os rebeldes e ditadores. MUITA gente teve que ficar literalmente em cima do muro. Agora me diga você Rosa Bertoldi, criar um post em um blog julgando um artista por você nao o conhece-lo é meio humilhante não acha?! Ou só é digno de sua admiração quem você conhece?
E Rosa Leda, você esta correta, meu tio avô infelizmente não era uma pessoa honesta, tanto que vendeu os quadros do meu bizo a preço de banana, banalizando sua obra. Enfim, não quero julgar ninguém, mas um blog digno não dá opiniões pessoais dessa forma, fazendo humor do que se desconhece! Esse é o sarro, se não conhece o pintor porque tanto pitaco!?!?

Auderasmo disse...

meu nome é auderasmo, sou artista plastico e tenho grande admiração pelos trabalhos de Castellane, inclusive minhas pesquisas como academico esta focado no axiomismo e ja executei varias obras dentro desta técnica, e meus respeitos a este grande artista

Helena disse...

Sou estudante de artes e conheci castellane quando encontrei este livro não me lembro aonde, mas fiquei encantada. Depois, tive a felicidade de ver algumas de suas obras de perto em uma galeria. Um encanto! Infelizmente não há muito divulgado sobre ele na internet. Inclusive, achei esse site fazendo uma pesquisa sobre o pintor e o axionismo. Se ele retratou ditador em época de oprimidos e opressores e se teve problemas com o filho, pouco me importa perto da beleza de suas obras. Quantos outros não tiveram? Como Auderasmo disse, este artista tem todo o meu respeito e admiração.