sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Por email

Fala ae galerinha, tudo bom?


Espero que sim...
um dos eventos mais aguardados do circuito cultural paulista, principalmente para os cinéfilos de plantão, começou hoje. Trata-se da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibirá, ao longo de duas semanas, mais de 400 filmes em várias salas de cinema de São Paulo. O melhor é que há opções para todos os gostos: de produções mega aguardadas, com chances de terem indicações ao Oscar, há produções independentes, nacionais e de cinematografias que dificilmente chegam às salas de cinema da capital, como Vietnã, Sri Lanka e tantos outros países.
Nos primeiros quatro dias do festival, pretendo assistir aos filmes "Abel" e "Exit Through the Gift Shop" (hoje, sexta); "Transfer" e "O Garoto de Liverpool" (amanhã, sábado); "Eu Sou Jesus" (domingo); e "Lixo Extraordinário" e "Um Lugar Qualquer" (segunda). Entre outros destaques da mostra, vale ficar de olho nas sessões de "VIPs" (Wagner Moura, mais uma vez, rouba a cena na produção!), "Lope", "Minhas Mães e Meu Pai" (com a musa Julianne Moore) e tantos outros. Se quiser se aventurar mesmo, escolha um filme aleatório e permita-se conhecer um diretor novo ou um elenco novo. Boa sessão!

caso queira fugir das sessões da Mostra, no circuito estreiam o aguardado "Atividade Paranormal 2" (quem viu o primeiro, como eu, ficou com bastante medo!), "Dois Irmãos", "Eu Matei Minha Mãe", "Contos da Era Dourada" e "Aproximação". Ah, e o documentário "Dzi Croquettes" volta ao cartaz, em uma sessão diária, no HSBC Belas Artes. O DVD chegou aqui à minha mesa da redação... vale a pena conferir!

nas artes cênicas, o talentoso Marcelo Lazzarato (da cia. Elevador de Teatro Panorâmico) dirige "Chuva Pasmada", uma adaptação de uma obra do escritor Mia Couto, no Sesc Pompeia; ele também dirige "Eu Estava em Casa e Esperava que a Chuva Chegasse" na sede de sua cia. teatral; "O Visitante" (no Satyros 2); "O Amor e Outros Estranhos Rumores" (Tuca); "Hell" (Fiesp); "Mente Mentira" (Raul Cortez); e "As Pagus". Segundo o Guia da Folha, é o último fim de semana da peça "A Filosofia da Alcova", do Satyros - eles já determinaram o fim da temporada do espetáculo em outras ocasiões, mas voltaram. No entanto, na dúvida, se ainda não assistiu ao espetáculo, corra e se surpreenda. Outra dica teatral bacana é "Helena Pede Perdão e É Esbofetada", espetáculo de rua que será apresentado, até dezembro, no centro da cidade de São Paulo, à 0h (próximo à praça da República).

e a São Paulo Cia. de Dança apresenta, gratuitamente, duas coreografias no domingo, às 11h, na Sala São Paulo - mais um evento cultural de SP no centro... que, se não é ocupado por moradores, tem sido ocupado por cultura. Amém!

nas artes plásticas, a Bienal, agora mesmo polêmica, continua rolando no Ibirapuera... além dela, vale dar uma passada na mostra "Flávio de Carvalho Desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés", no MuBe, e no Masp, onde o cineasta alemão Wim Wenders tem várias fotografias expostas em "Lugares, Estranhos e Quietos".

e o melhor da semana passada foi... o show do Jamiroquai, no Festival Natura Nós. Comandado por Jay Kay, o grupo comandou o público do festival, que não parou de dançar um segundo ao som dos caras. Hits, um atrás do outro. Nem mesmo a apresentação de duas ou três músicas fez o público desanimar... Sonzera das boas! Vale ainda destacar o show do Snow Patrol, no mesmo festival. Ok, muita gente estava lá só para ouvir "Open Your Eyes", mas isso pouco importava. Detalhe: foi como ver vários episódios de "Grey's Anatomy" (quem assisti à série entende o que estou falando).
espero encontrá-los entre uma sessão e outra de cinema!
é isso

até mais

se cuidem!

alan

Nenhum comentário: