sábado, 30 de outubro de 2010

Sampleado....

A Retórica como arte enganadora...
Li o texto assinado por Janira F. Bastos recentemente em um jornal local e como concordo em gênero, grau e número com ele, decidi postar para os leitores aguardarem o resultado das urnas amanhã.
"Palavras de Sócrates - não do jogador de futebol - mas do conhecido filósofo grego. Platão transformou seu velho mestre em personagem de um livro onde compara a retórica com a adulação e o sofismo, artes ligadas à política, afirmando que são os filósofos e não os retóricos, os conhecedores da política. Ele escreveu sobre o assunto tentando entender como os persas, comandados por Xerxes, ganharam a guerra em Atenas. O ataque contra a retórica era produto de seu estado de espírito e por trás desse clima havia uma dura critica ao antidemocrata Péricles. Nietzsche polemizou com um Sócrates moderno: Rousseau, o pai da revolução francesa, e ao mesmo tempo buscou na retórica um instrumento para refletir sobre a verdade e a mentira.
A pretensão humana de conhecer a verdade é ilusória. O impulso para criar metáforas é encontrado no mito, na arte e por que não dizer, na política, onde ser verdadeiro significa servir-se delas. A expressão moral disso pode ser traduzida pela mentira repetida segundo uma sólida convenção, em um estilo marcante para todos, como nunca antes na história desse país...
O que diria Nietzsche das "verdades" veiculadas pelas pesquisas eleitorais, por exemplo? Talvez respondesse: "foram reforçadas poética e retoricamente, foram deslocadas, embelezadas e após um longo uso, pareceram, a um dado povo, sólidas, canônicas..." Afinal, verdades são efêmeras, iguais as "metáforas que se esgarçaram e perderam toda forma sensível, são moedas cujas imagens se apagaram."
No primeiro turno deu zebra, mas os institutos sempre vão apelar para a clássica frase que explica a margem de erro. Como é mesmo? Dois pontos para cima ou para baixo. O mais cínico deles continua mostrando diferença de 6% entre os candidatos. A maioria está falando em empate. Como Sócrates, eu repito retórica... Pensando que provavelmente ele tinha razão ao afirmar: uma arte enganadora!"

Nenhum comentário: