sábado, 26 de março de 2011

Caracteristicas gatais

Gatais, palavra que não existe em dicionário, mas como Guimarães Rosa podia inventar novos termos, Rosa Bertoldi também tem direito, obrigação, sei lá. E como Rosa Gabrielli, eu peguei gosto pela sequência. Sequencia... grifado em vermelho e não sei porque. Ponho acento, tiro acento, trema, nem pensar, não existe mais, continua vermelho. É petista. Droga, nada como ter ex-presidente analfabeto, para deixar qualquer um doido e sem chão na hora de escrever.
Viva a santa ignorância do português nosso de cada dia!
Vou voltar ao assunto. Vocês viram o coitadinho do gato? A primeira foto emprestada pela menina Janaina está ótima e verdadeira. Eu falei que o Benicio não era Del Toro. Mas, a segunda, ela passou pelo photoshop ou substituiu o gato, vira-lata tem em qualquer esquina. Qual a opinião dos amigos leitores? Conto tudo o que sei sobre gatos, afinal sou especialista no assunto, em troca vocês dão a opinião sobre os gatos, porque são dois não tenho dúvidas.
As informações começando pela orelhas, que permitem aos bichanos audição direcional têm 32 músculos,então, eles podem movê-las independentemente uma da outra.
Sem falarno corpo que pode estar virado para a esquerda, enquanto elas se movem para a esquerda. Mentira! Verdade, eu afirmo. Outra coisa estranha em gatos é a temperatura que varia entre 38 e 39 graus, porém quando penso nisso, digo: faz sentido. Tudo neles é mais. Pelos demais! Pressão: 14 por 8. Pulsação? 140 a 220 batidas por minuto naquele coração tão pequeno! São os mais sensitivos dos animais. Visão binocular altamente apurada num raio de 200 graus, maior do que a dos homens, em torno de 180. Audição e olfato sobre-humanos, 14 vezes mais potentes. Esse olfato apurado faz deles um gourmant!
São tão finos que caem sempre de pé. Durante a queda giram o corpo utilizando-se da cauda para dar equilíbrio e flexibilidade, deste modo, desde que haja tempo, são capazes de suportar altos tombos. Benicio não precisa se preocupar porque mora no segundo andar, então do chão não passa... e talvez nem quebre a costelinha, tão magrinho... Menina, gatos fazem 16 refeições ao dia. Eu não expliquei que tem de deixar a ração em lugar visível para que ele possa comer quando quiser? Tem piscina no prédio? Bem, mesmo que ele caia na água, gatos sabem nadar!!!!!!!!!!! Eles também são digitígrados, ou seja: andam sobre os dedos. São capazes de passos precisos, colocando cada pata diretamente sobre a pegada deixada pela anterior, minimizando o ruído e os trilhos. Espertos, hein?
Gatos possuem um cérebro evoluído e são capazes de sentir emoções podendo sofrer
distúrbios psicológicos, tais como depressão e estresse. Esse comportamento varia conforme a ninhada ou o grau de socialização do bichano. As meninas têm temperamento mais difícil. TPM gatal? Algumas não dão atenção para seus donos. Meu caso: a Mimi simplesmente me ignora. E eu pensando que era pela minha condição de plebéia. Às vezes, ficava imaginando porque meu avô, assim como o Conde Matarazzo, não comprara um título de nobreza para ele. Assim eu seria condessa, estando dessa maneira mais próxima da princesa jedi. Deve ser característica gatal, mesmo... pois quando ameaça chover os três, até o rueiro fica em baixo da mesa ou do sofá, outra mania dos gatos. Seria medo? Medo ancestral!! Auto defesa, afinal como nós, eles viveram as dificuldades do paleolítico. Mas, nem só de calmaria, natação forçada, tombos, pressão alta, vivem os bichanos. Eles
passam um bom tempo de seu dia cuidando da limpeza dos pelos. Deve ser para sumir de
noite e namorar. Gatas ficam no cio de 3 a 7 dias e os gatos possuem 38 cromossomos, seja lá o que isso signifique. Deve estar relacionado ao fato delas poderem ter uma ninhada com mais de dois pais. Então, Janaina, eu sinto dizer que os gatos pretos que o Ju viu junto com o Benicio eram seus irmãos. Só não me pergunte como vou dizer isso para ser politicamente correta, algo que não sou! A mãe do Benicio é parente da........., uma bisca, não é?
Um fato que sempre me incomodou. O romano daqui de casa, dito todesquini, o amarelinho inteiro, tem dente igual aos fósseis do tigre dentes de sabre. Herança genética. A Internet me contou. Agora estou mais tranquila. E pasmem, gatos brancos são surdos! Os que não são tem um olho de cada cor. E falando em cor, gatos diferenciam algumas cores quando vistas de perto e gostam de boa vida na velhice. Quem não gosta, hein? Quer saber, na próxima encarnação vou pedir a Brahma, o deus, não a cerveja, para reencarnar como gata. Dormir 20 horas por dia, passear por quatro horas toda noite tendo uma dona Janaina para cuidar de mim, levar ao cirurgião plástico, ah, então foi isso, o Benicio foi plastificado! Lindinho, minha hora ainda vai chegar.

3 comentários:

Janaina Fainer disse...

Rosa,

meu filhote tá MUITO pop star!

bjs

Janaina

Anônimo disse...

Janaina:
Vou mudar de assunto, embora ainda ache que as perninhas dele são muito fininhas... O Eto falou que tem um gato igual, e comentou como ele é lindo!!!!
Obrigada pelo comentário e em tempo roubei as imagens do Face...
Rosa bertoldi

Janaina Fainer disse...

eu percebi!!!