sábado, 5 de março de 2011

HOJE É CARNAVAL...

Quem não se lembra da frase de Zé Keti? Ou melhor, quem não se lembra da mais famosa marchinha carnavalesca, a Máscara Negra? Quer relembrar para não fazer feio nesse carnaval?
Tanto riso, oh quanta alegria/mais de mil palhaços no salão/Arlequim está chorando pelo amor da Colombina/no meio da multidão
Foi bom te ver outra vez/tá fazendo um ano/foi no carnaval que passou/eu sou aquele pierrot/que te abraçou/que te beijou meu amor/a mesma máscara negra/que envolve o teu rosto/eu quero matar a saudade/vou beijar-te agora/ não me leve a mal/ hoje é carnaval...
Sua marcha-rancho foi o surpreendente sucesso carnavalesco de 1967, quando Zé Keti prestigiado pelo show Opinião, acabou ganhado o prêmio em um momento em que a folia do rei Momo estava entrando em decadência. Sua letra traduziu o lirismo suave que caracterizava o gênero. E contrariando os personagens da commedia dell' arte, onde o Pierrot sofre pela Colombina, aqui é Arlequim o preterido da dama.
Deve ter gente torcendo o nariz pelo saudosismo e outros sorrindo ao se lembrar de confetes, serpentinas, lança-perfume e por que não até de um Pierrot apaixonado que abraçou e beijou no meio de um salão com mais de mil palhaços? Ou seria um Arlequim, aquele falso senhor? Ah, bons tempos aqueles, quando a gente olhava para o hoje modesto prédio do BTC e imaginava-o um palácio de cristal como nos contos de fadas! Enfim, são os novos tempos, novas formas de olhar, mas de qualquer maneira ainda deve ter muito romântico por aí em busca de um local onde possa chorar pela sua Colombina!

Nenhum comentário: