quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta feira de Cinzas

Para os católicos ortodoxos a quaresma começou na segunda feira, dia 07 de março. Para os ocidentais ela teve início na quarta feira, conhecida como o dia de cinzas, ou seja, um dia após o carnaval.
O que é uma quarta feira de cinzas? Uma boa descrição pode ser encontrada na Marcha De Quarta-Feira De Cinzas, de Vinicius e Toquinho. Não, eu não vou colocar a letra toda, somente um verso.
Acabou nosso carnaval/ninguém ouve cantar canções/ninguém passa mais brincando feliz/saudades e cinzas foi o que restou...
Cínica, eu digo que agora os brasileiros vão começar a trabalhar, embora eu tenha feito o dever de casa direitinho e trabalhado os dois primeiros meses feito camelo. Portanto, ao contrário da maioria paguei dois meses de imposto para o governo e minha alforria será em maio. Dizem as más línguas que a gente labuta os cinco primeiros meses para o governo, escravidão... Não, eu não coloquei no papel o quanto deverei pagar de imposto de renda, ainda!
Cinzas... quarta feira de cinzas... ou dia das cinzas é o princípio da quaresma e tempo de atividades e hábitos menos pecaminosos, talvez para purgar o carnaval. A maioria, dos católicos, recebe cinza em forma de cruz na testa. O simbolismo disso é a transitoriedade de vida. Tudo é efêmero e vai virar cinzas. Elas são obtidas com a queima dos ramos no domingo que antecede a semana santa ficando guardada para ser usada no ano seguinte, no dia das cinzas. Para quem não sabe a quaresma dura quarenta e seis dias e depois vem a semana santa e a páscoa católica. Enquanto o próximo carnaval não chega "a tristeza que a gente tem qualquer dia vai se acabar..."

Nenhum comentário: