sábado, 19 de março de 2011

Gatos

O dicionário comum define gato como animal pertencente a família dos felinos. Como sou curiosa fui lendo: gato = bichano/gato-pingado = individuo que acompanhava com archote os enterros/gatunar = roubar/gato-sapato = coisa vil, desprezível (então fazer de alguém gato-sapato é maltratar)/gatunice = ação própria do gatuno.
Abandonei o dicionário para dar asas à imaginação. Desculpe-me a esnobação abaixo ao usar o nome latino do animal, mas é uma brincadeira. Dizem que abuso do meu phd. Mas, as pessoas que repetem essa bobagem nem sabem o que significa a sigla. Em inglês, phd é doutor em filosofia, coisa que não sou. O gato ou felis silvestris catus, mais conhecido como gato caseiro é o mais popular dos animais de estimação. Seu ancestral era o Miacis que vivia no paleolítico superior e caminhava sobre galhos de árvores. Um hábito que os nossos bichanos herdaram. As noticias sobre gatos domésticos existem há 12 milhões de anos. Eles viviam em terras do atual Egito, portanto possuem sangue africano em suas veias. São gravuras, estátuas, pinturas que revelam a relação desse animal com os egípcios. Eram sagrados e venerados como deuses. Bastet, hoje no Louvre, foi considerada a deusa da felicidade e fertilidade, protegia os homens. Às vezes, aparecia representada como uma mulher com cabeça de gata. Não demorou muito e o animal foi contrabandeado para a Pérsia. Lá era venerado e tido como um espírito amigo, criado para fazer companhia aos seres humanos durante sua passagem pela Terra. Não mudou muito não é? Porém na Idade Média esse animal associado aos diferentes tipos de sortilégios acabou queimado nas fogueiras da inquisição, porque toda bruxa tinha um gato preto. Ainda hoje é comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos animais dessa cor. Na Renascença voltaram às residências, como animais de luxo, e aos barcos, onde os navegadores os mantinham como mascotes. Na verdade, sua função era controlar a população de roedores a bordo! Quando passo pelo estacionamento do shopping e vejo uma exposição de gatos faço as contas dos anos que essas mostras acontecem. 1871, em Londres, apareceram as primeiras.
Eu tenho três gatos e um cachorro em casa. Uma siamesa perto dos 15 anos, mas que se bem tratada poderá viver até os 20, dizem os veterinários. Pensando bem, acho que ela passará disso, apesar de estar cada vez mais ranheta! Porém a gente respeita a idosa. Ela chegou aqui em um momento especial. Minha filha havia perdido sua gata de raça, mas uma "bisca" que pegava cria com qualquer um, então era um parto atrás do outro. Acabou ficando com anemia profunda e morreu ao dar cria em lindos gatinhos que morreram junto com ela. Logo depois apareceu o Leo, o protótipo do gato de rua que acabou atropelado em frente nossa casa. Foi aí que a família ganhou a gatinha, hoje nossa velhinha. Depois veio um novo Leo, quer dizer um gato parecido com o antigo e com o mesmo temperamento, fazendo juz ao refrão: nós gatos já nascemos livres... Hoje ele está próximo dos seis anos. Um ano depois ganhei Mimi, a mais bela gata do pedaço. Metida a besta, porque é neta do mestre Yoda. Quem mora nas redondezas da cidade sabe que o velho jedi de vez em quando passa com sua nave espacial a procura de um encontro com ela. Nesse dia eu guardo a Mimi embaixo de sete chaves! Afinal, mestre Yoda, um cenveriano (do planeta Cenvera/República Galáctica) famoso pela sua enorme sabedoria, um profundo conhecedor da Força e possuidor de habilidade com o sabre de luz, em Star Wars, pode desejar transformar sua neta em princesa jedi e eu vou ficar desolada sem minha gatinha. Ela é diferente em tudo. Gatos costumam dormir durante a maior parte do dia para conservar sua energia, mas Mimi dorme a noite. Gatos ronronam, miam e ela nada, nem um piu, digo miu. Gatos quase não bebem água, ela parece de ressaca, toma água toda hora. Gosta de banho e não de colo. Gatos adoram um chamego!
Então, eu vi no Facebook uma série de fotos do gato da Janaina, nossa parceira no setegraus e resolvi dar alguns conselhos a ela. Não dê ração molinha para ele, não tem "sustância" e seu gatinho vai ficar fraco e doente. Ração, só durinha! O meio de alimentação mais recomendado para gatos é o consumo livre, deve-se deixar a ração em local de fácil acesso e ele come quando tem fome. Gatos diferem na maneira de se alimentar, alguns ficam magros sempre (os de pelagem curta) outros engordam (os de pêlos longos), porém todos partilham de uma característica comum: serem curiosos. Não é por acaso que existe o provérbio: a curiosidade matou o gato. A expectativa de vida de um gato de rua é de 3 anos, enquanto um gato doméstico pode viver até 20. Cuide bem do seu.Vi que ele é feinho, mas não fique triste, isso muda: criança nasce feia mesmo... Despenteado, um horror! Coitado, talvez um gelzinho resolva essa questão. Raspar todo pêlo, talvez... Pode ser que cresça um pêlo bonito. Ele deve miar e bem alto, pois não é descendente da nobreza como a princesa jedi que eu tenho, mas ele pode ser treinado e tornar-se um cavalheiro. Para que os leitores não digam que estou mentindo vou ilustrar o texto com as fotos do Benicio. Vou logo avisando que Del Toro ele não tem nada. Sei não, isso está parecendo inveja... e nem é da boa. Dá um banho de sabonete que tenha sal grosso e arruda no bicho!


2 comentários:

Janaina Fainer disse...

Rosa,

sim, qdo ele chegou ele era bem feinho mas essa ultima foto mostra o quanto ele esta lindo lindo lindo
bjs e obrigada pelos conselhos

Rosa Leda disse...

Ele é muito bonitinho. Pena que eu morra de medo de gatos.