terça-feira, 17 de novembro de 2009

Por mais que as Livrarias Cultura, Saraiva e da Vila - que na minha opinião, fazem um bem TREMENDO ao mundo - apareçam, sempre vai haver espaço prá coisas especiais...

Lembrei-me daquele filme "You get mail" com os imbecis Tom Hanks & Meg Ryan no qual o primeiro é dono de uma livraria gigante com sucursais pelo país e ela luta prá manter sua "Loja da Esquina" após a chegada do gigante vendedor de livros.

Conheci o Sr. Jorge (sei que é com J, mas não garanto que seja Jorge) numa loja de CDs sensacional em Polanco, aqui no México. Fui apresentado a loja por um amigo... Ao entrar, ve-se aquelas lojas de CD de 1995, com simples caixas de madeira no meio e na parede. O que destaca-se no entanto é o conteúdo. Todos os clássicos, centenas de Jazz, Lounge e acústicos dos quatro cantos do mundo.

O melhor mesmo é o dono da Loja que merece ser cumprimentado e chamado pelo nome, pois não é sempre que se escuta a história de o quê sentia o pianista tal ao compor suas músicas enquanto apresenta o CD a você. Ao contar que conheceu a mais famosa mexicana da música, eu acho, Maria Callas, e ainda viu sua calcinha (comentando com ares de superioridade).

É demais receber seus CDs em uma bolsa de pano, exatamente como no filme... E apesar de triste, foi interessante escutar do dono da loja que as gravadoras grandes já não o visitam mais. E honestamente, não fazem falta, mas dificultam as coisas..

Obviamente o preço é incomparável. Caríssimo, se comparado aos padrões WalMart. Mas o prazer de estar ali justifica... E da próxima vez já o avisei que vou levar um café para escutar suas histórias..

Certamente 100 lojas como essa são insustentáveis. Mas espero que o Sr. Jorge se mantenha aí disposto ao menos por algum tempo... Seria um desperdício sua loja deixar de existir...

Agora triste mesmo foi ver sua neta, que estava na loja ofegando de excitação porque ao mesmo tempo em que estávamos por ali, Belinda, uma ex-integrante do RBD (ou RDB?) gravava um comercial em frente. Certamente a garotinha nunca ouviu falar de Bach, Vivaldi ou qualquer cantor de jazz.... Mas Belinda estava lá... com seus 40 kilos e voz de taquara rachada, nada poderia superá-la.

Um comentário:

Thiago Azevedo disse...

Adorei os "imbecis Tom Hanks & Meg Ryan". Haha...demais.