segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TOLERÂNCIA

Quando você pensa estar sendo tolerante e descobre que seu sorriso esconde um enorme complexo de superioridade e uma indisfarçável prepotência, seu mundo pode desmoronar.
Eu sou tão legal que aceito as suas extravagâncias – que eu acho ridículas – mas que, como sou legal, suporto. Existe pior situação do que isso?

Tolerar é não ter limite?
Casa de tolerância (ou bordel), é o lugar onde tudo é possível, onde não há limites, tudo é aceito, inclusive a humilhação e o sofrimento. Isso é ser tolerante?
Ao que parece o excesso de tolerância gera o abuso.
Na verdade excesso de tolerância pode mostrar lassidão, falta de resistência contra o abuso e no Brasil, em geral, somos tolerantes para o bem e para o mal... Então, até onde é possível tolerar?

Se levarmos o conceito ao limite, deveremos tolerar a intolerância? Karl Popper fala no paradoxo da tolerância: “Se formos de uma tolerância absoluta, mesmo para com os intolerantes, e se não defendermos a sociedade tolerante contra seus assaltos, os tolerantes serão aniquilados e com eles a tolerância.” Irretorquível!

Considerando que intolerável é aquilo que nos causa dor, sofrimento, prejuízo, indignação, humilhação e que geralmente é causado por um abuso indiscriminado de poder teremos chegado ao ponto. O que nos faz sofrer não deve ser tolerado, é intolerável. Como o conceito é subjetivo, voltamos à dúvida inicial.

O apego ao que achamos que está certo e a aversão por quem não concorda conosco, ou seja, a estreiteza mental, é a base da intolerância. É intolerável ser intolerante?

Um comentário:

Unknown disse...

Sim é intolerável, ser intolerante...
Parabéns!
Janira