sábado, 28 de novembro de 2009

RESSONÂCIA DE SHUMMANN

A conversa está na boca do povo. Primeiro foi a Ju Machado quem me mandou um texto repassado para o Jair Marangoni. Depois recebi da Ivelize uma série de slides ilustrando as palavras do autor, Boff. Pensei... a coisa está preocupando o povo. Mas, porque a ressonância e não o filme 2012? Ah, dizem que ele é uma piada!
Bom, decidi criar coragem, e escrever algo sobre questões relacionadas ao assunto.Todo mundo sabe que a radiação solar quando atinge a Terra colide com as moléculas das camadas superiores da atmosfera. Esse choque provoca a ionização das referidas moléculas, daí nome ionosfera. Tudo isso acontece a uns 50 quilometros de distância da Terra. Entre a superfície do planeta e a ionosfera há uma diferença de 50 mil volts. De forma simplificada o planeta é semelhante a um capacitador esférico. Uma das placas é a superfície metálica da Terra e a outra a ionosfera. Entre as duas está uma grossa camada isolante de ar. A radiação eletromagnética permanece presa entre estas duas placas propagando-se ao redor do planeta como ondas. Num regime estacionário que ocorre quando não se espera variações bruscas desses campos, as ondas vibram com certa freqüência de ressonância – 7.8 H2 – e tornou-se conhecida como Schummann. As medições mostram que existem alterações devido à radiação de microondas do sol.
Curiosamente, é bem possível que essas freqüências tenham efeitos sobre os seres vivos. Afinal, somos produtos de bilhões de anos de evolução, nos quais os ambientes terrestres exerceram forças fundamentais, pois os seres humanos e a Terra possuem a mesma natureza bioeletrica e estão envoltos por Shummann.
Porém tudo que eu posso afirmar, como leiga e sem responsabilizar a tal ressonância por todas as mazelas do mundo, é que ninguém sabe muito bem como isso pode afetar a vida humana.
Se a culpa é de Shummann, dos ataques terroristas de 11 de setembro, da profunda instabilidade política do mundo, da bandidagem nos morros carioca, deveria dizer no Brasil como um todo? Só o criador sabe.
De acordo com Boff, por milhares de anos, “as batidas do coração da Terra tinham freqüência de pulsação de 7.83” e mudou rapidamente para 11 e para 13 hertz por segundo. Essas mudanças aconteceram com o planeta também, de acordo com ele, as evidências são as perturbações climáticas, atividades de vulcões, tensões e conflitos no mundo como um todo. Reação de Gaia, afinal a Terra é um organismo vivo, como qualquer ser humano. A pergunta que não cala é: se respirar é preciso, não dá para colaborar um pouco pelo menos pensando no problema?

Nenhum comentário: