segunda-feira, 5 de abril de 2010

UM CONTO

Messias sempre foi bom pai. Recebeu com um sorriso, embora preocupado, a notícia de cada gravidez de Míriam e os seis bebês nasceram fortes, cresceram sem dificuldade e tornaram-se adultos sob os olhos amorosos dele.
Só agora Neemias, o primogênito, o preocupa. Construiu muros ao seu redor... está sempre sorrindo mas ninguém chega até ele. Seus segredos, dissimulações e desaparições não agradam a Messias. Tenta conversar mas o filho sempre diz – fique calmo, não há nada de errado... É errado vencer na vida?
Conhecedor das coisas do mundo, Messias sabe bem que a juventude atual não tem os mesmos valores que ele, Neemias o preocupa.
Míriam se encarrega da casa e Messias de ganhar dinheiro. Desde menino tem trabalhado muito, o dinheiro não sobra, mas também não falta. Há sempre um bolo ou pão sobre a mesa, cuja toalha limpa com bico de crochê chama a atenção.
Naquela noite Míriam contou que havia comprado um cordeiro. Pediu às meninas para ajudá-la a temperar, precisa tempo para pegar o gosto. Deixou também a massa do pão crescendo.
No dia seguinte assou o cordeiro e o pão. Fizera um tempero picante e a carne macia estava deliciosa. Neemias não chegou, sentaram-se à mesa sem ele.
Às duas horas da manhã o telefone tocou e a polícia contou que Neemias estava morto.
Abraçados, Míriam, Messias e os filhos choraram por toda a noite ao lado de Neemias no caixão simples, sem flores. Antes de dar o último suspiro pedira à enfermeira para dizer aos pais que fizera tudo isso por eles.
- Por que, Senhor, por quê?

Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas. À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó.

Nenhum comentário: