sábado, 3 de abril de 2010

PESSACH – inicio em 29 de março

Do hebraico “passagem” é a conhecida Páscoa judaica que recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narração do Êxodo. A primeira celebração aconteceu há mais de 3.500 anos. De acordo com a Torá, foram enviadas dez pragas sobre o povo do Egito. Antes da décima, Moisés foi instruído a pedir que cada família de judeus sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com esse sangue. Nessa noite comeram o cordeiro acompanhado de pão ázimo e ervas amargas. Na madrugada um anjo feriu de morte todos os primogênitos egípcios, inclusive o filho do faraó. O rei para terminar com a ira de D’us libertou o povo de Israel. É importante notar que Pêssach significa a passagem do anjo da morte, e não a travessia do povo hebreu pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, pois o nome remete a vários simbolismos. Essa festividade trazia para Jerusalém os habitantes de lugares distantes aumentando a população da pequena cidade. Foi durante a páscoa judaica que Jesus Cristo foi sacrificado. Só por esse fato, o cristianismo deveria tirar dos ombros judaicos essa história de terem assassinado o salvador. A culpa pode ser divida com os romanos, pois os judeus religiosos não fariam tal coisa durante uma data tão importante em seu calendário.
Pêssach é hoje a festa central do Judaísmo e serve de conexão entre o povo e sua história. Antes dela são removidos os alimentos fermentados de todas as casas, pois não é permitido ter “chametz” (fermentados, como pães ou uisques) nos lares nem comida que não seja apropriada. A festa é antes de tudo familiar e realiza-se um jantar especial chamado de Sêder de Pêssach, quando a história do Êxodo é narrada aos presentes, além do relato de parábolas e em algumas casas canções judaicas são entoadas. Come-se pão ázimo e ervas amargas e utiliza-se roupa de sair para lembrar-se de “sair apressado da terra do Egito.”
“A cada geração todo ser humano deve se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito. Pois está escrito: você contará aos seus filhos, neste dia, D’us fez estes milagres por mim, quando eu saí do Egito.”
Existe uma ordem a ser seguida antes do jantar de Sêder:
Domingo 28/03 – busca do chametz após o anoitecer

Segunda-feira 29/03 permitido comer fermentados até 10:10 h
Queima dos chametz até 11:09 h
Acendimento das velas do Yom Tov (Dia festivo) após as 17:49 h (SP)
Primeiro sêder de Pêssach

Terça-feira 30/03 Acendimento das velas do Yom Tov após 18:42 h (SP)
(1º dia de Pêssach) Segundo sêder de Pêssach

Quarta-feira 31/03 Término do Yom Tov às 18:41 (SP)

Domingo 04/04 Acendimento das velas de Yom Tov às 17:44 h
Inicio do 7º dia de Pêssach

Segunda feira 05/04 Acendimento das velas de Yom Tov após 18:37 h
Inicio do 8º dia de Pêssach

Terça feira 06/04 Término às 18:36

Durante o jantar de Sêder tem-se a recitação do kidush (benção especial do vinho) e a ingestão do primeiro copo. Em seguida lavar as mãos. Mergulhar batata ou outro vegetal em água salgada em lembrança as lágrimas derramadas pelo povo de Israel no Egito. A matzá é partida ao meio e o pedaço maior é embrulhado e separado. Conta-se a história do êxodo e bebe-se o segundo copo de vinho. Segunda lavagem das mãos. Come-se o matzá e as ervas amargas. Em seguida serve-se a refeição festiva, come-se a matzá guardada e bebe-se o terceiro copo de vinho. Algumas famílias costumam cantar nesse momento. Os votos de LeShaná HaBa’á B’Yerushalaim – Ano que vem em Jerusalém, é uma afirmação de confiança na redenção final do povo judeu.
Após Pessach tem-se Chag Matzot /festa dos pães ázimos. “Sete dias você comerá matzot, mas no primeiro dia manterá a levedura fora de sua casa, porque aquele que comer pão fermentado será cortado do povo de Israel.” É costume se estudar as leis referentes à Pessach um mês antes da festividade. Em Israel é fornecida farinha e outras necessidades aos pobres para que nada lhes falte durante as festividades. O dinheiro para isso vem dos impostos pagos pela população. Os primogênitos devem jejuar na véspera do Sêder. A Páscoa cristã (28/03-04/04) tem sua origem na festa judaica e esse ano de 2010 elas são quase coincidentes. Pessach será celebrada de 29 de março até 06 de abril. O primeiro e o último dia são de festas efetuando somente os trabalhos necessários e indispensáveis respeitando-se os versículos da Torá “e proclamareis neste dia: chamamento especial para vós, nenhum trabalho fareis, lei eterna em todos os vossos acampamentos por todas as gerações.” (Levítico 23:21). Para aqueles que não sabem o simbolismo das velas é uma recordação da luz que D’us gerou antes da criação e do fogo, que constituiu o primeiro descobrimento humano.
E como eu disse na semana passada, cristão ou judeu, um domingo de Páscoa ou Pessach com muita alegria para todos nós. “E alegrar-te-as na festa e serás então feliz.” E quando você estiver festejando e alegre não esqueça dos pobres de sua cidade, um dos preceitos judaicos, e que essa ajuda deve efetuar-se necessariamente com alegria no coração. Para a comunidade judaica: Hag Pessach Sameach a todos!

Nenhum comentário: