quarta-feira, 3 de setembro de 2008

SKY, TEVÊ É ISSO!



Sinto-me uma tonta todos os dias, em situações diversas. Deve ser coisa de gente insegura, sentir-se tonta. Ou coisa de quem mora num país onde as pessoas são mesmo feitas de tontas mesmo e ainda por cima pagam por isso.
Eu pago R$ 140,00 por mês de tevê via satélite. Sky. Certo. Escolhi, quis ter canais e pago. Muito bem. Estou há alguns meses assistindo a uma espécie de propaganda “política” em defesa da programação americanizada dos canais e contra lei que obriga os canais a oferecer uma programação também nacional . Dizem que cobrar programas nacionais das operadoras é agredir a democracia e agredir o assinante que escolhe o que assiste. Aí para essa lei não pegar e não sei o que mais, eles botaram reprises de programas da Globo, como e Serginho Groisman, por dias e dias nos canais fechados. Isto é, chamando os os que brigam por uma programação nacional, o povo e os assinantes de idiotas. “Toma seis horas ininterruptas de Serginho Groisman, é nossa cota de nacional”. Deu certo. E nem estou aqui pra falar do americanismo besta que o brasileiro engole. Nada, esse disurso tá muito antigo.
Fiquei muito brava com a insistência dessa propaganda e comecei a ficar ainda mais brava porque me lembrei que tevê é paga. E isso quer dizer que já pago por mês, não deveria “pagar” assistindo a tanto comercial. Vocês se lembram que quando a tevê fechada começou no Brasil não havia comercial? Pois se não é esse o princípio da coisa.
Agora estou mais brava ainda e conto o porquê. Estão anunciando em quase todos os canais da SKY, um série nacional nova, Alice, que se passa em São Paulo. Pelos traillers, parece ser uma série bem bacana e eu adoraria assistir. Mas um detalhe: é na Hbo, e os meus 140 reais não pagam pela Hbo. Então é assim ó: fazemos programação nacional sim, mas você tem que pagar mais se quiser ver, assinante panaca. Só pra quem tem Hbo.
Então me sinto como um ratinho, saindo correndo do meu sofá, atrás da ratoeira, quando estou quase perto, puxam o queijo pra mais longe e lá vai mais sei lá quantos reais por mês pra assistir o que quero. Gente, sou idiota de me sentir assim? Será que tenho que incorporar a idéia de que “ no capitalismo o bom é ser capitalista” e fazer um “gato” de tevê à cabo em casa?
Tá errado, mas no Brasil, TV (e um monte mais de coisa) É ISSO!

Um comentário:

Rosa Bertoldi disse...

Camila:
Isso é o Brasil, minha filha. Reclamar pra quem?
Só se for para o papa (como é nome dele, mesmo????) Bento, lembrei-me.
E nem é o Bentinho do Machado de Assis, dizem que é um nazista daqueles. Não muito diferente dos nossos socialistas, pois em ditadura seja de esquerda ou direita é tudo igual.
O problema seria resolvido rapidamente se batesse na casa do "home", e a dona Marisa Leticia não conseguisse ver a novelinha das 8 horas, mas palácio deve ter todos os canais pagos e muitas outras coisas mais.
Xi, acho que estou piorando a coisa, desculpe. De qualquer forma, viva a república... de bananas como diria o poeta Oswald de Andrade. Ou de macacos como diria minha avó RosaI.
Bjs consoladores da Rosa II já que o problema é sem solução!!!!!!!!!!!