terça-feira, 30 de setembro de 2008

“Que você seja inscrito no Livro da Vida”


Sim, eu desejo de coração que o destino de todos vocês seja registrado por D'us no Livro da Vida. Essa é a saudação mais comum, a partir de hoje na comunidade judaica. Dia 30 de setembro/ Rosh Hashaná, corresponde ao primeiro dia do ano 5 769. Com início previsto para o por do sol de hoje, ou seja: ao se avistar a primeira estrela no céu, estarei vivendo em um novo ano. A festa deve durar dois dias para garantir que coincida com a data em Israel, pois o calendário judaico é regido pela lua.
O jantar de ano novo é composto de comida tradicional como bolinho de peixe com molho de cogumelos, patê de fígado de galinha, arenque???? Onde vou encontrar aqui em Bauru? Aquele pão branco redondo... Vinho, essa é a melhor parte para a autora dionisíaca, amiga de vocês. Escrevendo assim pareço alcoólatra.
Dez dias depois acontece o Yom Kimpur/dia do perdão. Nesse ano vou pedir perdão ao meu amigo Litto. Certa vez, fiz uma solicitação – quase impossível – a ele nesse dia. Além do pedido, a maldade maior foi lembrá-lo do dia. Mais alguma coisa inconfessável? Desejar boa viagem sabendo do destino: Israel. Eu não sou uma boa pessoa, sei disso.
Se arrependimento matasse... mas, conforme reza a tradição uma parte importante do serviço do Yom Kimpur são as confissões para refletir sobre as más ações. Confessá-las verbalmente, é parte do arrependimento formal ao pedir o perdão. Litto, “somos culpados”. Esses pedidos são sempre feitos no plural. Não me perguntem por que. Ou melhor, vou dizer, a comunidade/união com o todo é parte importante na vida judaica. Então, Litto perdoe-me, se puder...e “que você seja inscrito no Livro da Vida”.

2 comentários:

Janaina Fainer disse...

shaná tová

Anônimo disse...

Sou um interessado em conhecer uma comunidade hebraica em Bauru SP. Aprendi lendo as escrituras sagradas que Ieshû'a veio de Israel e aceitando-o e crescendo em seu conhecimento e graça devo conhecer a sua linguagem e o seu povo também. Por gentileza me informar onde encontra-los?