sábado, 7 de maio de 2011

Etiqueta

Etiqueta é o conjunto de regras no trato com as pessoas. Se a gente fosse da área da moda etiqueta seria outra coisa. Qualquer dia a gente fala disso. Rígida nos tempos de Luis XIV e seus descendentes, ela foi afrouxando com o correr dos tempos. Luis XIV escrevia bilhetes aos membros de sua corte dando as dicas de como se comportar na corte. Os franceses tentaram me ensinar essa rígida etiqueta deles, mas eu não conseguia atinar com o fato de ter de colocar a pera, maçã ou banana em prato de sobremesa e ficar lutando com a faca e o garfo para tirar a casca, fininha viu? Então, quando eu entrava na cozinha e pegava uma banana e descascava até a metade e começava a comer, madame Blanche, esse era o nome da empregada, me olhava como se ela estivesse no zoológico vendo um macaco. Era tão francesa e se sentia tão superior a brasileira que se dava ao luxo de me encontrar na rua e não me dirigir a palavra. Sabe o que ela fazia? Passeava com o cachorro de madame Chirac. Talvez seja isso, o cão era racista!
Voltando a etiqueta. Sei que ela foi criada para ajudar o pobre ser humano a ser humano... Talvez, essa seja a razão da etiqueta estar tão em voga. Hoje em dia quando se procura um emprego à postura faz a diferença. Pessoas com conhecimento de regras comportamentais sentem-se a vontade em qualquer local ou situação e isso reflete positivamente na vida delas. Li que para ser educação você não deve recusar ninguem no Orkut ou Facebook. Vocês já imaginaram isso? Quantas pessoas "amigas" a gente teria num site desses? Se for assim, sou sem etiqueta, ou sem educação mesmo, pois nunca aceito pessoas estranhas no Face. Conto nos dedos da mão a quantidade de amigos virtuais que possuo. São amigos e não estranhos ou amigos de amigos, de amigos... Creio que o bom senso é a melhor solução para esses ambientes. Hoje em dia a etiqueta é simples: aprimore-se e seja educado com todos. Coma com os talheres certos. Sirva o vinho no copo adequado e deixe as regras seculares de lado. Vista-se de acordo com a ocasião e ponto final.

2 comentários:

Janaina Fainer disse...

e eu sou muito sem educaçao...

Rosa Leda disse...

Minha geração leu Marcelino de Carvalho... e ele estipulava até como carregar um guardachuva, hoje esse livro deve provocar muito riso. Abaixo a escravidão mas regras básicas são básicas.
PS- Janaína vc não é sem educação coisa nenhuma.