sábado, 15 de janeiro de 2011

E D'us criou a mulher...

A pergunta que não quer calar quando leio a Torá/Lei de Moisés é sempre a mesma: eram os deuses astronautas? Não eu não bebi, embora seja adepta de um bom frisante, não importa a marca, nem a procedência. Tenho uma restrição quanto aos brancos da Croácia, mas isso vocês sabem. Culpa do Aran e de seu Delacroix salvo das cinzas. Na verdade o que me incomoda é a idade das pessoas. Começo sempre do começo... não me perguntem o motivo. Nunca cheguei ao final, acho que a culpa é da escrita hebraica que obriga o leitor a ler de trás para a frente e como todo texto oriental sempre oposto ao jeito ocidental ao qual fui educada. Os meus olhos foram educados assim... Vamos ao que interessa: a idade. Gênesis trata da geração do homem. Adão viveu 130 anos e Eva viveu quanto? Noé gerou Sem e Ham aos quinhentos anos, pode? Por mais que eu me transporte para o calendário lunar a coisa não bate. Foi nessa época que D'us firmou sua aliança com o povo de Israel. Os descendentes de Sem e Ham povoaram o planeta até que nos deparamos com a Babel, quando o todo poderoso confundiu a língua de toda a Terra. E por falar em Sem, ele tinha cem anos quando gerou um filho, dois anos depois do dilúvio. Credo, vou parar por aqui... Paciência, contei a metade do livro para vocês, que nunca passaram perto da Torá, ou mesmo da Bíblia, pois estou me referindo ao antigo testamento. E ao falar em astronautas, pensei que os cientistas andam procurando outro planeta igual ao nosso. Por que hein? Dando razão ao prof. Paulo César Razuk, o motivo é simples: o nosso não tem salvação. Junte dois mais dois e tem-se o princípio de tudo, ou seja: esse começo mal traçado do livro Genêsis, bem pode ser a história de gente como a gente transplantada de um outro local para um planeta limpinho, e eles esquecidos de tudo emporcalharam de novo seu habitat. Faz sentido? Sim, da mesma forma que os textos do Aran, eles parecem fora de orbita, mas tem muita lógica. O título se refere à mulher. E como toda senhora bem educada e discreta não fala em idade. Nem a de Sara, que teve um filho em sua velhice... qual delas, segunda ou terceira idade? Ninguém pode reclamar de falta de elegância por parte do autor. Palmas para ele!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: